Cristo Libertador será entregue dia 25

Publicado em: 16/04/2014 16:16

Cristo Libertador será entregue dia 25

Rosto do Cristo

Após mais de um ano sendo restaurada, depois de ter voltado da UEL, a escultura do \'Cristo Libertador\', de 4,5 metros de altura e 380 kg, será enfim fixada em Ibiporã, em frente ao Auditório Pioneiros, no Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã (antiga Estação Ferroviária).

A entrega à comunidade será no dia 25 de abril, às 20h30, quando será exibido um vídeo e entregue um material impresso, produzidos pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, explicando a história da obra de arte, que foi incompreendida e rejeitada em alguns lugares por onde passou.

Feita em aço e latão pelo artista plástico de Ibiporã, Henrique de Aragão, a obra se tornou famosa pela polêmica que gerou, por se tratar de um Cristo nu, coberto por uma grande pomba (de 2m de envergadura), que representa o Espírito Santo, e tendo atrás um sol (de 3,6m de diâmetro), que representa Deus Pai.

A \'via crucis\'  da obra

Aragão, hoje com 83 anos, diz não acreditar que a obra acabou voltando para Ibiporã, onde foi esculpida na década de 70, a pedido de Padre Alberto, pároco da Igreja Matriz de Colorado (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora), na região de Maringá.

O Cristo foi feito para compor o altar da paróquia, e entregue em 1975, em missa que contou com a presença do então bispo de Apucarana, Dom Romeu Alberti. Anos depois foi retirado do altar e ficou encostado no coro da igreja. Como estava sem uso, a direção do Museu Histórico da UEL o pediu à paróquia e a escultura veio então para Londrina em 1984.

Porém, como o Cristo ocupava um grande espaço no Museu, o diretor o mandou para o Departamento de Patrimônio da UEL, no Campus, em 1988. Desta data até aproximadamente o ano de 2006, ficou um tempo exposto na rotatória do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Como foi novamente retirado e não havia recursos para a sua restauração, estava abandonado em um barracão da universidade. Foi quando Henrique de Aragão e o secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra, decidiram pedi-lo de volta, o que ocorreu em 22 de maio de 2012. Na cerimônia de transferência da obra, além deles, estiveram presentes a reitora da UEL, Nádina Moreno, o prefeito de Ibiporã, José Maria, a vice-prefeita Sandra Moya, e vários representantes da universidade.

\"O prefeito José Maria viu a importância de recuperarmos essa importante obra para Ibiporã e tem dado total apoio às ações em prol da cultura no Município. Tanto que foi ele quem teve a iniciativa de criar o Museu de Esculturas ao Ar Livre, em 1989, que hoje é referência de visitação para turistas e artistas\", enfatizou o secretário Julio Dutra.

De volta a Ibiporã, o Cristo precisou ser restaurado para poder ser novamente exposto. A restauração foi bancada com recursos da Prefeitura Municipal e para o trabalho de restauro e limpeza o artista teve o apoio de Ediel de Almeida, Farlei Rocha, Valdecir José de Lima e de outros funcionários da Fundação Cultural de Ibiporã.

\"Agora, no dia 25 de abril, iremos fixá-lo, com um grande evento e é mais uma obra que irá compor o nosso Museu de Esculturas, que possui várias obras espalhadas pela cidade, a maior parte delas do Henrique\", destaca Dutra.

De: Jaime Kaster - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

GALERIA DE FOTOS

Entre na galeria abaixo para ver fotos. Clique na 1ª foto e abra o álbum completo.