Cristo Libertador: entrega dia 11 de abril

Publicado em: 13/03/2014 15:58

Após meses sendo restaurada, depois de ter voltado da UEL, a escultura do Cristo Libertador, de 4,5 metros de altura, será enfim fixada em Ibiporã, no pátio da Secretaria Municipal de Educação (complexo da antiga Estação Ferroviária), em frente ao Auditório Pioneiros.

A entrega à comunidade será no próximo dia 11 de abril, quando será exibido um vídeo e será entregue aos presentes um material impresso explicando a história da obra de arte, que foi incompreendida e rejeitada em alguns lugares por onde passou.

Feita em aço e latão pelo artista plástico Henrique de Aragão, a obra se tornou famosa pela polêmica que gerou, por se tratar de um Cristo nu, coberto por uma grande pomba (de 2m de envergadura), que representa o Espírito Santo, e tendo atrás um sol (de 3,6m de diâmetro), que representa Deus Pai.

Aragão, hoje com 83 anos, diz não acreditar que a obra acabou voltando para Ibiporã, onde foi esculpido na década de 70. O Cristo foi feita originalmente para compor o altar da Igreja Matriz de Colorado, na região de Maringá, e entregue em 1976. Depois ficou um tempo na UEL, em Londrina, mas como lá estava esquecido em um barracão, a Fundação Cultural de Ibiporã e o artista decidiram pedi-lo de volta e o trouxeram para Ibiporã, onde foi restaurado pelo artista, com a ajuda de seu assistente Ediel de Almeida.

\\\\\\\"Agora, no dia 11 de abril, iremos fixá-lo com um grande evento e é mais uma obra que irá compor o nosso Museu de Esculturas ao Ar Livre de Ibiporã, que existe desde 1989, com várias esculturas de Aragão espalhadas pela cidade\\\\\\\", afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

- VEJA FOTOS DA OBRA CLICANDO NO LINK ABAIXO - ACESSE A GALERIA DE IMAGENS:

Mais informações: (43) 3178-0215, 3178-0216