Matéria JL: O padre que virou teatro

Publicado em: 04/12/2013 14:53

Matéria JL: O padre que virou teatro

Reprod. do site do jornal

LEIA A MATÉRIA PUBLICADA NESTA TERÇA (03/12/13)

O padre que virou teatro

O italiano José Zanelli morreu meses antes de conhecer o palco principal de Ibiporã, que leva seu nome e foi inaugurado há 25 anos

03/12/2013 | 00:15 - Fabio Luporini/JL

Enviado em missão da Itália ao Brasil pelo Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) na década de 1950, o sacerdote italiano José Zanelli mal sabia que seu trabalho em Ibiporã, cidade vizinha a Londrina, renderia frutos décadas depois de sua chegada. Para atrair e prender a atenção das crianças que faziam catequese, o padre estimulava atividades culturais, entre elas o teatro, a música, a dança e até o esporte. Morreu alguns meses antes de ver construído em sua homenagem o Cine Teatro Pe. José Zanelli, que completou 25 anos em 2013.

\\\"Tive uma vivência cultural, desde a infância, com o padre Zanelli, que chegou da Itália no início da década de 1950. A vida social se dava na Igreja. Ele fomentava atividades culturais de teatro, banda de música, coral, futebol\\\", lembra Daniel Pelisson, atual secretário municipal de Planejamento de Londrina e, na época, prefeito de Ibiporã - quando o cine teatro foi construído e inaugurado, em agosto de 1988.

Maria Ivone atuou com o padre

A professora aposentada Maria Ivone Pereti Bigato, de 68 anos, estreou no teatro por volta dos 12 anos, no palco do Salão Pio XII, na Igreja Matriz de Ibiporã. Era atriz na peça Flor de Lótus. \\\"Fiz catequese, cantei no coral, fiz teatro. Se eu não tivesse sido professora, acho que teria sido atriz\\\", comenta Maria Ivone. Quando o Cine Teatro Municipal Pe. José Zanelli foi inaugurado, Maria Ivone voltou aos palcos. \\\"Remontamos Flor de Lótus e meu filho José Maurício Bigati, com 12 anos, fez o papel que eu tinha feito na minha estreia\\\", revela.

Pelisson esteve à frente da prefeitura de Ibiporã de 1983 a 1988. \\\"O cinema [CineRadar] havia sido fechado e não havia onde realizar os eventos culturais. Entre as prioridades como saúde, economia e social, deixei a cultura para o último ano do mandato.\\\"

No dia da inauguração, 13 de agosto de 1988, subiram ao palco a Orquestra Sinfônica e o Coro da Universidade Estadual de Londrina.

Dentro da programação, veio para Ibiporã o espetáculo Fragmentos de um discurso amoroso (1988), com o ator Antônio Fagundes. Junto com o teatro, Daniel Pelisson criou a Fundação Cultural de Ibiporã. \\\"Minha preocupação era desenvolver atividades culturais para todas as camadas da população.\\\"

O empenho pela construção é resultado de vivências culturais ainda na infância. \\\"Participei de peças de teatro com o padre, também do coral, do futebol e ainda era coroinha\\\", conta. O padre José Zanelli costumava traduzir operetas e apresentá-las no salão Pio XII, ao lado da Igreja Matriz.
Além disso, havia a paixão pelo cinema. \\\"O padre promovia sessões cinematográficas.\\\" As projeções eram em máquinas antigas, com rolos que chegavam na estação de trem e eram levadas até o salão.

\\\"Às vezes a máquina quebrava e a gente rodava com o dedo\\\", recorda Pelisson. As sessões eram divididas pela criançada entre filmes de \\\"mocinho\\\", de \\\"luta e espada\\\" e \\\"filmes de amor\\\". \\\"A gente gostava mais dos faroestes. Sábado e domingo passava o mesmo filme e a gente assistia às duas sessões\\\", acrescenta.

O pe. José Zanelli também era conhecido pela exigência. Em uma opereta de três atos, com figurinos holandeses, houve problema na montagem. \\\"Tinha um cenário que era uma lareira, com um buraco onde tinha uma luz sugerindo o fogo. Alguém passou por trás, deu pra ver os pés e o padre ficou muito bravo\\\", ressalta Pelisson.

Nessas apresentações, era o próprio sacerdote quem costumava tocar piano. \\\"As operetas eram musicadas, tinham texto falado e cantado.\\\"

Inauguração seria uma homenagem surpresa

A inauguração do cine teatro em homenagem ao padre José Zanelli seria uma surpresa ao sacerdote, que havia tempos estava, na época, em missão em Parintins, no Amazonas.

\\\"O padre morreu meses antes da inauguração. Eu queria fazer uma surpresa. Mas uma pessoa me confidenciou que antes dele morrer contou sobre a homenagem. Acho que ele morreu em Parintins e foi enterrado nos Estados Unidos, onde os familiares moravam\\\", afirma Daniel Pelisson.

Capacidade

O Cine Teatro Pe. José Zanelli tem capacidade para 530 lugares, funciona como também como cinema e abriga, além de espetáculos teatrais, eventos como formaturas e encontros. \\\"O teatro é resultado de um processo. Quando o padre veio para Ibiporã, reunia os jovens para fazer a catequese e usava o teatro, a música, a dança e o esporte\\\", afirma Júlio Dutra, atual secretário municipal de Cultura e Turismo. O teatro em Ibiporã também teve contribuição do artista plástico Henrique de Aragão, que chegou à cidade na década de 1960.