Secretaria lança o “1º Festival Prato Típico de Ibiporã”. Participe! Inscrições até dia 08/3

Publicado em: 25/01/2024 08:30 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/ Caroline Vicentini/ Divulgação SMCT/ PMI

As Inscrições foram estendidas até o dia 08 de MARÇO/ 2024

Quais comidas melhor representam Ibiporã? Qual prato pode ser considerado como típico da cidade? Para buscar responder a essas perguntas e estimular os amantes da cozinha e da boa gastronomia a mostrarem o seu talento nas receitas, a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e do Museu Histórico e de Artes (MHAI), lança o projeto “Prato Típico de Ibiporã”, que contará com uma competição aberta ao público que elegerá o (ou os) prato(s) típico(s) do Município.

O "1º Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã" – categorias “Entrada” (petisco/ porção/ aperitivo) e “Prato Principal” será realizado de forma aberta a todos os interessados, que sejam residentes em Ibiporã (PR). Cada participante poderá inscrever uma receita em cada categoria, caso queira participar nas duas.

Conforme o regulamento, o festival será realizado em três etapas, desde a fase de inscrição das receitas até a execução dos pratos por parte dos selecionados, e contará com o apoio técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC Londrina), que acumula larga experiência na área gastronômica, e também da Secretaria Municipal de Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Inovação de Ibiporã, que cederá o espaço para a realização das provas (o CTTI).

* 1ª ETAPA – Inscrições

As inscrições, gratuitas, acontecem no período de 24 de janeiro a 08 de março (nova data final), de acordo com os critérios presentes no edital, por meio de formulário que pode ser acessado no LINK:https://forms.gle/5mvwb7ZZf1ERykvm6 e nas redes sociais da Secretaria de Cultura.

Os inscritos também devem baixar os Arquivos (no fim da página) para acessarem o Regulamento do Festival e entregarem na Secretaria a ficha da receita e Termo de Uso de Imagem e documentos pessoais.

* 2ª ETAPA – Classificação e triagem das receitas

No período de 12 e 13 de março, uma comissão técnica composta por dois membros da área de gastronomia do SENAC Londrina-PR e três representantes indicados pela SMCT selecionará os classificados para, posteriormente, prepararem e apresentarem o prato de forma presencial. O resultado desta seleção será publicado no dia 14 de março, com até oito finalistas na categoria “Prato de Entrada” (petisco/ porção/ aperitivo) e oito finalistas na categoria “Prato Principal”.

* 3ª ETAPA - Preparo do prato e apresentação para julgamento

Na categoria “Entrada” o preparo dos pratos será dia 19 de março, no CTTI

E na categoria “Prato Principal”, será dia 20 de março de 2024, no CTTI, podendo ser prorrogada esta data em caso de necessidade.

Após as notas da comissão julgadora, serão conhecidos os vencedores. A publicação do resultado final será no dia *25 de março de 2024*

PREMIAÇÃO

Todos os finalistas selecionados para a 3ª etapa receberão um certificado de participação no "1º Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã" - categorias Entrada e Prato Principal e serão citados em um livro que será produzido pela SMCT e lançado este ano, com a finalidade de divulgar os pratos típicos de Ibiporã, fomentar a gastronomia e assim promover o turismo local.

Já os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus personalizados, além de terem as fotografias dos pratos, bem como a dos seus autores (os vencedores do concurso) publicados no material impresso.

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, ressalta que a proposta do festival é reunir famílias, pessoas, profissionais do ramo e estabelecimentos que tenham desenvolvido e passem a servir algum prato típico (salgado) que identifique a cidade ou que ao menos já tenha uma tradição e preferência por parte do público local. “Várias culturas e povos (mineiros, paulistas, italianos, japoneses, libaneses, espanhóis, portugueses, eslavos) formaram Ibiporã, e trouxeram suas raízes culturais e costumes, entre eles os modos de fazer, falar, tradições, manifestações religiosas e também a culinária. Este projeto é mais uma forma que a administração municipal encontra de promover a cultura local e valorizar o patrimônio imaterial do Município”, conclui a secretária.

Serviço:

1º Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã

Inscrições: 24/01 a 08/03/2024

Onde: cultura.ibipora.pr.gov.br

Mais informações: 3178-0215 ou na sede da SMCT – Av. Dom Pedro II, 368, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.