Alunos de Cerâmica expõem trabalhos no Banco do Brasil

Publicado em: 04/12/2023 16:09 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

Alunos de Cerâmica expõem trabalhos no Banco do Brasil

Mostra reúne mais de 50 trabalhos de 12 ceramistas/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Os trabalhos de 12 ceramistas, da professora Maria Aparecida dos Santos, e alunos do curso de Cerâmica, ofertado gratuitamente pelo Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), podem ser conferidos até o dia 15 de dezembro no hall do Banco do Brasil de Ibiporã.

A Mostra de Cerâmica de Ibiporã reúne mais de 50 trabalhos, entre esculturas, imagens sacras, vasos, colares, peças utilitárias, decorativas. A finalidade é divulgar a arte e apresentar o resultado do processo criativo dos ceramistas ao longo do ano.

A abertura da mostra ocorreu na manhã de sexta-feira (01/12), e foi prestigiada pela secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, representando o prefeito José Maria Ferreira, o vereador Rafael Eik Ferreira, a coordenadora do Núcleo de Artes Visuais do Cefac, Pillar Santana, a professora Maria Aparecida dos Santos, a gerente da agência, Rita de Cássia de Oliveira Gomes, o arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Ibiporã e aluno do curso de Cerâmica, Julio Dutra, além dos demais ceramistas e artistas plásticos ibiporaenses.

O curso de cerâmica do Cefac ensina a manusear a argila e a conhecer as ferramentas para modelar peças básicas, utilitárias e esculturais. O aprendizado é artístico e terapêutico, pois estimula a concentração, criatividade, coordenação motora, sensibilidade e tranquilidade.

As aulas também despertam o autoconhecimento, à medida que as formas das peças são definidas pelo tato e pela visão. A fase da pintura, por sua vez, proporciona a exploração das cores e dos tipos de texturas para decorar a cerâmica. “Costumo dizer que a cerâmica é uma arte terapia. Nestes mais de 30 anos ensinando a milenar arte de modelar o barro para diferentes públicos, de adolescentes a idosos, coleciono vários relatos de pessoas diagnosticadas com depressão, transtorno de ansiedade que começaram a fazer as aulas e aliviaram o sofrimento psíquico, além da oportunidade de se socializar, fazer novos amigos. Tenho alunos que estão há mais de 10 anos frequentando o curso”, comenta a professora Cida.

Mostra de Cerâmica de Ibiporã

Onde: Agência do Banco do Brasil de Ibiporã (R. Getúlio Vargas, 45 – Centro)
Quando: até 15/12
Horário: segunda a sexta, das 10 às 15h