Montagem contou com a participação de 105 alunas do ballet, além de alunos do curso de teatro/Jaime Kaster/SMCT/PMI
105 alunas do Curso de Ballet, além de alunos do Teatro da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) deram um show à parte no palco do Cine Teatro
Um espetáculo apresentado com maestria e leveza, magia e arte que encantou o público de Ibiporã e região no último final de semana, no Cine Teatro Padre José Zanelli. Foi assim o ballet “A Pequena Sereia”, a história escolhida este ano pela Escola de Ballet da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) para levar ao palco como espetáculo de encerramento do curso de dança e que lotou o Cine Teatro nas quatro apresentações gratuitas, realizadas nos dias 30 de novembro, 1 e 3 de dezembro.
(Imagens na Galeria abaixo - Fotos: Jaime Kaster e Alex Vital/ SMCT/ PMI)
Confira todas as coreografias do espetáculo em nossa página no Facebook, acessando:
A montagem contou com a participação de 105 alunas do ballet, desde o baby até o avançado, além da participação especial da turma de adultas, que fazem aulas à noite com a professora Maria Eduarda Leal, e dos alunos do Curso de Teatro da SMCT, que encenaram os personagens e também deram show de dança. O cenário digital no telão, os figurinos, objetos de cena e a sonoplastia proporcionaram ao público uma experiência imersiva, como que se sentindo no fundo do mar.
Na sexta-feira (1/12), dia da estreia oficial, estiveram presentes a secretária de Cultura e Turismo e anfitriã, Lourdes Narcizo, que deu as boas vindas ao público, os vereadores Diego da Fonseca e Gilson Mensato, e o diretor da SMCT, Marcos Romani. Compuseram o palco os professores do Ballet, Stephany Rodrigues (coordenadora de Dança), Eduardo Ávila, Maria Eduarda Leal e Anna Clara Spaulonci.
O prefeito José Maria e a primeira-dama e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, compareceram no domingo e todos parabenizaram a organização pelo belíssimo espetáculo.
ENTREGAS COM BRILHO NOS EVENTOS DE FIM DE ANO
O Ballet fechou a série de espetáculos de encerramento dos Curso do CEFAC e da SMCT. Já tivemos no dia 20/11 a 1ª Audição dos Cursos de Música da sede, depois no dia 27/11 a 2ª Audição de Música, “Canto, Cordas e Metais”, com os novos cursos de sopro e cordas com arco, introduzidos este ano pela SMCT. Nos dias 24 e 25/11 foi a vez do espetáculo Alladin, do Curso de Teatro, e os Cursos de Artes Plásticas abrirão esta semana (07/12) as exposições na Biblioteca Pública com trabalhos feitos pelos alunos ao longo do ano (cerâmica, desenho, fotografia e pintura em tela).
DETALHES DO BALLET 'A PEQUENA SEREIA'
Elenco: 105 participantes (entre alunas de todos os níveis, desde o baby class até o avançado).
Participação especial: turma do ballet adulto (profª Maria Eduarda Leal) e dos alunos do Curso de Teatro da SMCT (coordenação: professor Vradson).
Duração: 1h15
Classificação livre
Tempo de ensaio: 4 meses
Somente alunos: Para a montagem do espetáculo, a diretora e coordenadora do núcleo de Dança do Cefac, Stephany Rodrigues, inspirou-se nas adaptações da Disney, e também em montagens de outras companhias de dança. Pela primeira vez, o espetáculo foi apresentado exclusivamente pelas alunas da Ballet Art e alunos do teatro, sem a participação dos professores do ballet, como ocorria anteriormente.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Stephany Rodrigues
Coreografias: Anna Clara Spaulonci, Eduardo Ávila, Maria Eduarda Leal e Stephany Rodrigues
Cenário: Marcos Romani
Técnica: Valdecir José de Lima e Stephany Rodrigues
Figurinos: Luroka
Adereços: Pillar Santana, Neia Teodoro, Claudiane Teodoro e demais professores
A SMCT parabeniza e agradece aos cursos de Ballet e de Teatro, e aos servidores da Secretaria que colaboraram com mais esta emocionante entrega do Centro de Formação em Arte e Cultura (CEFAC).
Sobre o Ballet da SMCT de Ibiporã
A Escola de Ballet de Ibiporã desde o seu início, em 1990, é mantida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e vem desenvolvendo um importante e sólido trabalho, sempre ampliando as técnicas da modalidade. Atualmente, atende cerca de 130 crianças, adolescentes e adultos, com aulas diárias de ballet clássico, que vão do nível preparatório ao semiprofissional, além de danças urbanas.
Este ano, a Ballet Art levou o nome de Ibiporã a importantes festivais de dança estaduais e trouxe muitos prêmios. No Interdanças Ibiporã Festival, realizado em setembro, no Cine Teatro Padre José Zanelli, foram nove premiações, sendo a coreografia “Soul Sync”, que concorreu na categoria “conjunto contemporâneo”, eleita a melhor do festival.
Já no 33º Festival de Dança de Cascavel, realizado em outubro, das 10 coreografias apresentadas, quatro foram premiadas. Neste mesmo mês, a Ballet Art participou do tradicional Festival de Dança de Londrina, no Cine Teatro Ouro Verde.