Na noite desta segunda-feira (27), quem deu um show de talento e dedicação no palco do Cine Teatro Padre José Zanelli foram os cerca de 100 alunos e professores de canto, cordas, sopro e metais do projeto “Música e Desenvolvimento – Descentralização”, mantido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).
Na programação, apresentações da Banda de Música (Metais da Estação), Orquestra de Cordas, Coral da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Musicalização (flauta doce) do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e Coral do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Em diferentes formações, e executando um repertório eclético, muitos alunos tiveram a oportunidade de se apresentar pela primeira para um grande público, no palco do Cine Teatro. A audição oportunizou que as habilidades adquiridas e exercitadas em aulas semanais, tanto individuais, como nas práticas de grupo, fossem reconhecidas pelos convidados.
A noite musical foi prestigiada pela vice-prefeita, Mari de Sá, a secretária e o diretor da SMCT, Lourdes Narcizo e Marcos Romani, respectivamente, o vereador Gilson Mensato, além de parentes e amigos dos alunos.
O projeto “Música e Desenvolvimento” do Cefac, iniciado este ano, conta com os seguintes cursos gratuitos: violino, violoncelo, viola, acordeon, clarinete, flauta doce, saxofone, bombardino, tuba, trombone e trompete, além do curso de canto livre, todos ministrados no complexo do Museu do Café e em alguns polos da cidade.
Com aulas teóricas, práticas e práticas de grupo, o objetivo é formar músicos para a criação de uma banda municipal e um grupo de música de câmara. A coordenação é do professor Jonas Aguiar.
A Área de Música da SMCT atende a 60 crianças no Serviço de Fortalecimento de Vínculos – SCFV, em interface com a Secretaria de Assistência Social, nos prédios do Cemic Ambiental e Cemic Centro, oferecendo iniciação em instrumentos de sopro e aulas de flauta doce para crianças menores de 10 anos. No Centro de Convivência dos Idosos (CCI), ministra aulas de canto coral para 30 idosos; na Escola de Formação da APMIF desenvolve canto coral com a turma “B” e percussão com as turmas “A”, “C” e “D”, integrando mais de 100 adolescentes.
Instrutores do projeto “Música e Desenvolvimento – Descentralização”
Amós Lopes (musicalização/bateria)
João Salles (musicalização/percussão/teclado)
Jonas Aguiar (musicalização)
Heber Rodrigues (flauta doce, trompete)
Luis Felipe Gonçalves (Trombone e Tuba)
Néia Theodoro (canto coral)
Victor Terra (violino,viola, cello, canto coral, canto livre)
Wesley Cesar Florêncio (sax tenor, sax alto e sax barítono)