Audição “Canto, cordas e metais” reúne cerca de 100 alunos no palco do Cine Teatro

Publicado em: 29/11/2023 10:09 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/ SMCT/ PMI

Para muitos alunos, foi a oportunidade de se apresentar pela primeira vez no palco do Cine Teatro

Na noite desta segunda-feira (27), quem deu um show de talento e dedicação no palco do Cine Teatro Padre José Zanelli foram os cerca de 100 alunos e professores de canto, cordas, sopro e metais do projeto “Música e Desenvolvimento – Descentralização”, mantido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Na programação, apresentações da Banda de Música (Metais da Estação), Orquestra de Cordas, Coral da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Musicalização (flauta doce) do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e Coral do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Em diferentes formações, e executando um repertório eclético, muitos alunos tiveram a oportunidade de se apresentar pela primeira para um grande público, no palco do Cine Teatro. A audição oportunizou que as habilidades adquiridas e exercitadas em aulas semanais, tanto individuais, como nas práticas de grupo, fossem reconhecidas pelos convidados.

A noite musical foi prestigiada pela vice-prefeita, Mari de Sá, a secretária e o diretor da SMCT, Lourdes Narcizo e Marcos Romani, respectivamente, o vereador Gilson Mensato, além de parentes e amigos dos alunos.

O projeto “Música e Desenvolvimento” do Cefac, iniciado este ano, conta com os seguintes cursos gratuitos: violino, violoncelo, viola, acordeon, clarinete, flauta doce, saxofone, bombardino, tuba, trombone e trompete, além do curso de canto livre, todos ministrados no complexo do Museu do Café e em alguns polos da cidade.

Com aulas teóricas, práticas e práticas de grupo, o objetivo é formar músicos para a criação de uma banda municipal e um grupo de música de câmara. A coordenação é do professor Jonas Aguiar.

A Área de Música da SMCT atende a 60 crianças no Serviço de Fortalecimento de Vínculos – SCFV, em interface com a Secretaria de Assistência Social, nos prédios do Cemic Ambiental e Cemic Centro, oferecendo iniciação em instrumentos de sopro e aulas de flauta doce para crianças menores de 10 anos. No Centro de Convivência dos Idosos (CCI), ministra aulas de canto coral para 30 idosos; na Escola de Formação da APMIF desenvolve canto coral com a turma “B” e percussão com as turmas “A”, “C” e “D”, integrando mais de 100 adolescentes.

Instrutores do projeto “Música e Desenvolvimento – Descentralização”

Amós Lopes (musicalização/bateria)

João Salles (musicalização/percussão/teclado)

Jonas Aguiar (musicalização)