História, cultura e saberes afro-brasileiros são celebrados no 1ª Ibiafro

Publicado em: 28/11/2023 16:40 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini e Jaime Kaster/SMCT/PMI

História, cultura e saberes afro-brasileiros são celebrados no 1ª Ibiafro

IbiAfro reuniu atrações artísticas, apresentações culturais, música, culinária e artesanato/Caroline Vicentini e Jaime Kaster/SMCT/PMI

Foi uma grande celebração o 1º Festival Afro de Ibiporã (IbiAfro), realizado no domingo (26/11), na área externa e interna do Cine Teatro Padre José Zanelli, marcando o Mês da Consciência Negra. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

O IbiAfro reuniu atrações artísticas, exposição de arte negra (Eda Cavaleri - Londrina) apresentações culturais, música, culinária e artesanato, valorizando os talentos pretos locais. Estiveram na abertura oficial o prefeito Jose Maria Ferreira, os ex-prefeitos Dorival Martins e Reinaldo Ribeirete, com suas esposas, secretários municipais, os vereadores Rafael Eik Ferreira e Diego da Fonseca, e outras autoridades. Após as mensagens de cada um, o mestre Cláudio Scapelato, da Associação de Capoeira da Região de Ibiporã (Acarei), comandou um batizado de capoeira que reuniu mais de 100 crianças que aprendem essa arte em escolas da rede municipal e em projetos sociais viabilizados pela Prefeitura de Ibiporã. O batizado lotou o Cine Teatro, com mais de 40 mestres e professores de vários municípios da região Norte do Paraná.

À tarde, a programação seguiu com muita música boa, ao som de Domingos Santos, Pretas do Poder, Banda de Metais da Estação (SMCT), Cria´s Soul e KiefMob (Batalha da Pio 12). O Grupo Anjos da Guarda - grupo folclórico de Bumba meu Boi – de Maringá, enriqueceu o evento ao apresentar esta importante manifestação folclórica maranhense, profundamente enraizada na influência africana, e colocar todo mundo para brincar com o boi.

Um dos pontos altos foi o 1º Concurso Miss Beleza Negra Infantil, disputado por 14 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ibiporã. O júri, formado exclusivamente por mulheres (Mari de Sá (vice-prefeita), Lourdes Narcizo (secretária de Cultura e Turismo), Eliana Eik Borges Ferreira (primeira-dama e presidente de honra da APMIF), tenente Luana da Silva Pereira (comandante do CB Ibiporã), Emaculada Braz (professora aposentada) e Eliana Hambrusch (Apoio Pedagógico na Disciplina de Arte), avaliou as candidatas segundo alguns quesitos, tais como espontaneidade, carisma, beleza, postura e elegância. Foram eleitas: Laura Santos Cividatti (1º), Maiza Ap. Candido Santos (2º) e Maria Heloisa Alves dos Santos (3º).

Todas as candidatas receberam medalhas, e as primeiras colocadas, também trofeus, ingressos para cinema e brindes.

A coordenadora do evento e servidora da Secretaria de Cultura, a cantora Néia Theodoro (Nega Néia), considerou o IbiAfro uma “celebração da história, da cultura e dos saberes” afro-brasileiros, valorizando os talentos negros da região.

A secretária de Cultura, Lourdes Narcizo, ressaltou que o IbiAfro reforça o compromisso da administração municipal com a valorização da cultura negra. “É a expressão artística em forma de ativismo e resgate histórico em prol da igualdade”, destacou a secretária.

Parabenizamos os coordenadores e toda a equipe envolvida da Secretaria de Cultura pela organização do evento e pela presença do grande público. O IbiAfro foi marcado pela alegria e beleza, mas deixou marcas de esperança a todos os envolvidos com a promoção humana e com a defesa da cultura afro em nosso Município.