Secretaria de Cultura promove 1º Festival Afro de Ibiporã

Publicado em: 24/11/2023 18:32 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

No Mês da Consciência Negra, a história, o orgulho, a resistência e importância da cultura afro serão festejados no 1º Festival Afro de Ibiporã (IbiAfro), evento organizado pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

O evento ocorrerá no próximo domingo (26), das 9 às 19 horas, e ocupará as áreas externa e interna do Cine Teatro Padre José Zanelli. O evento reunirá atrações artísticas, apresentações culturais, música, gastronomia e artesanato. Um dos pontos altos do 1º Ibiafro será a realização do 1º Concurso Miss Beleza Afro Infantil, que será disputado por 14 estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Segundo a coordenadora do evento, a cantora Neia Theodoro (Nega Neia) o evento será uma grande celebração da história, cultura e saberes afro-brasileiros, valorizando os talentos negros locais. “Convidamos todos os moradores de Ibiporã e região para um dia festivo, vibrante, diverso e inclusivo para lembrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) com muita alegria, dança, música”, ressalta a servidora da SMCT.

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, ressalta que o 1º IbiAfro reforça o compromisso da administração municipal com a valorização da cultura negra. “É a expressão artística em forma de ativismo e resgate histórico em prol da igualdade racial”, destaca a secretária.

1º Festival Afro de Ibiporã (IbiAfro)

Data: 26 de novembro (domingo)

Horário: 9 às 19 horas

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli (área externa e interna)

DATA: 26 de novembro (domingo)

LOCAL: Cine Teatro Padre José Zanelli (todos os espaços)

HORÁRIO: 9 às 19h

9h – Abertura

9h30 – Batismo de capoeira (participação de 150 crianças e adolescentes que participam do projeto “Integrando e Educando”, da Prefeitura Municipal de Ibiporã, em parceria com a Associação de Capoeira da Região de Ibiporã (ACAREI);

12h00 – Aulão de Danças Urbanas (professor Gustavo);

12h30 – Samba de roda;

13h30 – Voz e violão (Domingos Santos. Repertório com músicas de cantores negros brasileiros);

14h30 – Show com a banda Pretas do Poder (Londrina)

15h – Concurso da mais bela miss negra infantil de Ibiporã

16h – Grupo Anjos da Guarda (grupo folclórico de Bumba meu Boi – Maringá)

17h – Batalha da Pio XII (Coletivo – Movimento Hip Hop de Ibiporã)