Audição dos cursos de música reúne mais de 100 alunos

Publicado em: 23/11/2023 17:06 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Audição dos cursos de música reúne mais de 100 alunos

Alunos e professores apresentaram-se em diferentes formações no palco do Cine Teatro/Caroline Vicentini e Roberto Vicare/SMCT/PMI

Um momento mágico de contato com a arte e o público. Com um repertório eclético, indo do clássico ao popular, mais de 100 pessoas, entre professores e alunos dos cursos do Núcleo de Música do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), participaram na noite desta quarta-feira (22), no Cine Teatro Padre José Zanelli, da tradicional audição de final de ano.

Sob a coordenação do professor Domingos Santos, a audição reuniu os alunos dos cursos livres de violão, baixo, guitarra, bateria, teclado, acordeon, canto livre e canto coral infantil (Coral Infantil Clarear) e adulto (Ibiporã Em Canto). Em diferentes formações, tais como: coral, números instrumentais, bandas e duplas, eles executaram parte do repertório que foi trabalhado ao longo do ano e a evolução que tiveram no aprendizado dos instrumentos musicais e na técnica vocal. A noite musical ainda contou com as participações especiais das bailarinas Najma Marum e Maria Heloisa Alves, alunas da Ballet Art de Ibiporã.

Os alunos foram ensaiados pelos professores Alexandre Reis (bateria), Alex Rodrigues (teclado), Domingos Santos (violão e canto livre e coral), João Salles (acordeon e teclado) e Luiz Guilherme Sales (guitarra e baixo).

O evento foi prestigiado pela vice-prefeita Mari de Sá, representando o prefeito José Maria Ferreira, a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, o diretor da SMCT, Marcos Romani, os vereadores Dieguinho da Furgão e Rafael Eik Ferreira, além de pais e amigos dos alunos, que lotaram a plateia do Cine Teatro.

Durante a audição, também ocorreu a entrega de certificados de conclusão a alguns alunos que encerraram uma etapa de formação em seus cursos.

O evento encerrou-se de forma inusitada e romântica – o aluno de bateria Thiago Phillippe Figueiredo subiu ao palco e pediu em casamento a namorada, Ana Letícia Pizzi, também estudante de bateria e canto no Cefac.

A secretária elogiou o espetáculo e parabenizou os alunos e professores. “Emocionante ver a evolução, as habilidades e o talento dos alunos. Uma grande entrega! Emocionante!!! Obrigada pelo comprometimento de todos! Foco nos resultados e dedicação”, concluiu Lourdes Narcizo.

AUDIÇÃO “CANTO, CORDAS E METAIS” NA PRÓXIMA SEGUNDA (27)

A segunda audição de música, esta com os professores e alunos do projeto “Música e desenvolvimento – descentralização”, será na próxima segunda-feira (27), às 19h30, também no Cine Teatro. O espetáculo “Canto, Cordas e Metais” – também aberto ao público - é coordenado pelo professor Jonas Aguiar.

CEFAC

O CEFAC (Centro de Formação em Arte e Cultura) reúne todos os cursos, projetos e oficinas oferecidos gratuitamente pela SMCT e desenvolvidos na sede da Secretaria e em dez pontos da cidade de Ibiporã. Seu propósito é “garantir o acesso à experiência cultural e artística para crianças, adolescentes, jovens e adultos que desejam escolher a arte como uma nova forma de expressar suas habilidades e relacionamentos sociais”. Atualmente essa área de cursos da Secretaria (o CEFAC) conta com 30 professores e instrutores que dão aulas ou ministram oficinas para mais de 1500 alunos de todas as idades.

Por meio do CEFAC, a SMCT oferece aulas de violão, bateria, teclado, acordeon, violino, violoncelo, baixo, desenho, pintura em tela, cerâmica, design, fotografia, grafite, ballet, dança urbana, capoeira e de uma série de instrumentos de sopro. As aulas regulares de instrumentos de sopro e de cordas (com arco) são oferecidas nas casas ao lado da Estação Ferroviária. Já as aulas de ballet são nas salas anexas ao Cine Teatro, as de artes plásticas, de bateria e violão são na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, e todas demais, nas salas do prédio do Complexo Cultural.