“Ubuntu”, exposição dos alunos de artes visuais valoriza a cultura africana

Publicado em: 20/11/2023 16:36 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

“Ubuntu”, exposição dos alunos de artes visuais valoriza a cultura africana

Exposição pode ser visitada até o dia 27/11, na Biblioteca Pública Municipal /Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a vibrante arte africana, com todo o seu colorido, exuberância e simbolismo ganha novamente destaque na Biblioteca Pública Municipal com a exposição “Ubuntu – eu sou porque você é”. A mostra reúne trabalhos dos alunos dos cursos livres gratuitos de Desenho e Arte e Fotografia do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Sob a coordenação da professora e artista plástica Pillar Santana, as atividades foram orientadas pelos professores Benito Del Fraro (desenho e fotografia) e Victoria Manoel (desenho).

Utilizando diferentes técnicas, tais como: desenho, pintura e colagem os alunos criaram trabalhos sobre os cabelos afro – valorizando a cultura africana e suas características; – a diversidade dos biomas deste continente (savana, estepe, vegetação mediterrânea, desértica, floresta equatorial). Já os trabalhos de fotografia retratam os professores do Cefac Domingos Santos (violão, canto), Maria Aparecida dos Santos (cerâmica), Victória Manoel (desenho) e Xerollen Souza (teatro) - uma forma de visibilizar, reconhecer e valorizar estes profissionais, artistas, que, com suas trajetórias e talentos tanto contribuem na formação artística dos munícipes ibiporaenses.

O tema da exposição – “Ubuntu” faz referência a uma filosofia africana presente na cultura de alguns grupos que habitam a África Subsaariana, cujo significado se relaciona à humanidade com os outros. “A expressão "Ubuntu" emerge como um farol de sabedoria e compaixão, enraizada nas tradições profundas dos povos bantu da África. Em sua essência, Ubuntu proclama a ideia de que somos todos interligados por laços invisíveis, formando uma teia intrincada de humanidade. "Ubuntu" transcende a individualidade, propondo uma compreensão profunda de que nossa existência está entrelaçada com a dos outros. Significa reconhecer a humanidade em cada ser e abraçar a responsabilidade coletiva pelo bem-estar de todos.

Em sua expressão mais pura, Ubuntu nos insta a compartilhar alegrias, suportar tristezas e, acima de tudo, cultivar a empatia que liga nossos destinos. Ao nomear nossa exposição de arte africana "Ubuntu", celebramos a riqueza das conexões humanas e a beleza que surge quando reconhecemos a humanidade uns nos outros. Cada obra de arte é um testemunho visual da interdependência que permeia nossa existência, uma celebração das histórias entrelaçadas que moldam nossa jornada coletiva” (texto de apresentação da exposição).

Exposição “Ubuntu – eu sou porque você é”

Quando: até 27 de novembro

Horário: 8 às 17h

Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio (ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI).