Grupos independentes e estudantis participam do 1º FestRua Ibiporã

Publicado em: 31/10/2023 09:50 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Grupos independentes e estudantis participam do 1º FestRua Ibiporã

Premiação de várias categorias técnicas ocorreu na noite de domingo. Fotos: Benito Del Fraro/Ana Beatriz Chiari/Caroline Vicentini - SMCT/PMI

Risadas, emoções e histórias cativantes. Mesmo o tempo não colaborando, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) - Núcleo de Artes Cênicas, promoveu nesta sexta (27), sábado (28) e domingo (29) o I Festival de Teatro Estudantil e Amador de Rua de Ibiporã (Fest Rua Ibiporã). Previamente programado para o Centro Poliesportivo Carecão, o evento, gratuito, ocorreu no palco do Cine Teatro Padre José Zanelli.

De caráter competitivo, o Fest Rua contou com apresentações de um grupo amador independente - Geração do Rei (Espaço Vida) e dois de instituições de ensino da cidade - Looneykids (Colégio Estadual Ulisses), e Corpo e Alma (CEBEJA – Beltrão); além de espetáculos de grupos convidados (dos alunos do curso de teatro da SMCT, com as peças “Poeira das Estrelas”, “O Mágico de Oz” e “Centro de Reabilitação para Vilões”), e a Cia Gustavo Rabelo de Teatro (“A Morte da Bezerra”).

Dente os objetivos do evento estão: promover, divulgar e difundir as manifestações artísticas, contribuir para o intercâmbio cultural entre grupos independentes, de instituições de ensino regular (Ensino Fundamental 2 e Médio), e de alunos da SMCT, oportunizando, assim, o enriquecimento cultural da cidade, e incentivar a criação de novos grupos teatrais, e a formação de plateia, promovendo uma atividade saudável, de lazer e cultura.

Um corpo de jurados formado por pessoas ligadas à área teatral avaliou as apresentações. A premiação (troféus e certificados) ocorreu na noite de domingo.

Confira a lista dos premiados:

Melhor ator - João P.F. – “Raiva” - Looneykids (Colégio Estadual Ulisses Guimarães)

Melhor atriz - Maria Luiza – “Diretora” - Geração do Rei (Espaço Vida)

Melhor ator coadjuvante - Rafael – “Cadu” - Corpo e Alma (CEBEJA – Beltrão)

Melhor atriz coadjuvante - Gabriela – “Nojinho” - Looneykids

Melhor ator/atriz mirim - Ana Laura – “Sirene” - Geração do Rei

Ator/Atriz destaque - Ana Clara – “Mãe” - Geração do Rei

Melhor Figurino - Looneykids

Melhor sonoplastia - Looneykids

Melhor Maquiagem - Geração do Rei

Melhor Dramaturgia - Corpo e Alma

Melhor direção - Geração do Rei

Melhor espetáculo:

1º  - “O Menino que Engoliu o Caroço de Abacate Podre” (Geração do Rei);

2º - “A Tristeza e a Lua” (Looneykids);

3º - “Sobrevivência” (Corpo e Alma)

Os jurados (Vradson Castro, Leander Lincon e Jéssica Coutinho) destacaram a iniciativa, coragem e determinação dos grupos teatrais. “Apesar dos desafios, o FestRua Ibiporã foi um triunfo do talento, perseverança e da capacidade de superar obstáculos. Deixou uma impressão marcante, revelando o potencial vibrante e promissor dos artistas locais”, valorizou o coordenador do evento e do Núcleo de Artes Cênicas da SMCT, Vradson Castro.

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, também parabenizou a força de vontade e o brilho dos grupos, que mesmo tendo pouco tempo para os ensaios, e precisando fazer ajustes e adaptações, entregaram espetáculos de qualidade. “Cada apresentação é uma oportunidade de adquirir experiência e aprimorar suas habilidades. Continuem se dedicando, estudando e praticando, pois é dessa maneira que atingirão seus objetivos no mundo do teatro”, recomendou a secretária.