Biblioteca recebe exposição “Gênios Literários”, com trabalhos de professores e alunos da SMCT

Publicado em: 25/10/2023 12:44 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Exposição pode ser visitada até a próxima terça-feira (31). Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Em comemoração a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Pública Municipal recebe até o dia 31 de outubro a exposição “Gênios Literários”. Os perfis de grandes escritores nacionais, como Jorge Amado, Ziraldo, Clarice Lispector, Cora Coralina, Ruth Rocha e Machado de Assis foram desenhados por professores (Pillar Santana, Victória Manoel, Thiago Rodrigues e Benito Del Fraro) e alunos do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), utilizando as técnicas do grafiti e aquarela.

Para estimular o interesse pela leitura, formar leitores e divulgar as atividades da Biblioteca Pública Municipal, a equipe do espaço separou alguns títulos desses escritores, os quais estão disponíveis para leitura ou para empréstimo gratuito.

O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A coordenadora da Biblioteca, Priscila Pelizaro Zanchin, enfatiza que a Biblioteca Municipal acompanha o desenvolvimento do município e não se restringe apenas a ser um espaço de leitura e pesquisa, diversificando cada vez mais o calendário cultural. “Temos feito um movimento de trazer a cultura cada vez mais perto, dando vida para o espaço. Assim, envolvemos muitas expressões artísticas, desde palestras, cursos, oficinas, exposições, teatro, contação de histórias, além da leitura, tornando a biblioteca um verdadeiro centro cultural”, completa Priscila.

Sobre a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Criada para ressaltar a importância da leitura, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um evento do calendário cultural brasileiro, instituído pelo Decreto n° 84.631, de 1980. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro (29), data de fundação da Biblioteca Nacional, com origem na transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.

Biblioteca Pública Municipal

Vinculada e subordinada à Secretaria de Cultura e Turismo, o espaço possui um acervo de aproximadamente 20 mil volumes, disponíveis gratuitamente à população. Conta com um amplo espaço, com mesas e cadeiras para estudos, pesquisas e trabalhos em grupo; computadores com acesso à internet, uma sala infantil para leitura e contação de histórias - são mais de 3600 livros de literatura infantil e infantojuvenil e mais de 700 gibis -, além de um nicho dedicado à história de Ibiporã.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS:

• Empréstimos domiciliar;
  • Orientação à leitura e pesquisa;
  • Computadores com acesso à Internet e para realização de pesquisas;
  • Indicação de livros;
  • Visitas monitoradas (grupos previamente agendados);
  • Hora do conto (previamente agendados)

Cadastro e empréstimo

O cadastro e empréstimo de livros são gratuitos. É necessário ser maior de 18 anos ou estar acompanhado do adulto responsável.

Levar os seguintes documentos:

- Documento pessoal com foto; (imprescindível o CPF)

- Comprovante de residência

A Biblioteca Pública Municipal, que este ano completa 50 anos de existência, funciona na Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio (ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI).