Ibiporã promove Pré-Conferência Municipal de Cultura

Publicado em: 20/10/2023 12:47 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Ibiporã promove Pré-Conferência Municipal de Cultura

Agentes culturais, vereadores e servidores reunidos durante a Pré-Conferência Municipal de Cultura, no CTTI/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), com o apoio do Conselho Municipal de Cultura de Ibiporã (CMCI), promoveu na noite desta quinta-feira (19), no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), a Pré-Conferência Municipal de Cultura.

A reunião de trabalho, que congregou secretários, vereadores, servidores municipais, membros do CMCI e representantes dos segmentos artísticos, é uma das etapas preparatórias para a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Ibiporã, que acontecerá no dia 26 de outubro, às 19 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli. Com o tema “Cidadania e Direito à Cultura – pensando Ibiporã”, o objetivo é aprovar o Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos e eleger os delegados para as Conferências Estadual e Nacional de Cultura.

Com duração decenal, o Plano Municipal de Cultura e é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura.

Conduzida pela secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, a pré-conferência contou com os seguintes momentos: leitura das propostas enviadas pelos representantes dos segmentos artísticos a serem acrescentadas ao Plano Municipal de Cultura; falas dos agentes culturais que quiseram se manifestar, e eleição, por parte dos membros do CMCI, dos delegados que terão direito a voz e voto durante a conferência municipal.

Em sua fala, a secretária ressaltou que a cultura ibiporãense vive um momento histórico, com a criação de um Conselho Municipal de Cultura e a definição e aprovação de uma legislação municipal de fomento à cultura. “A última conferência foi há 10 anos. Será uma excelente oportunidade para a população se envolver ativamente nas decisões relacionadas à cultura da cidade. A conferência é um espaço amplo e democrático, onde ideias e sugestões são bem-vindas, fortalecendo a participação social e a construção colaborativa de políticas públicas culturais. Por isso, todos os munícipes estão convidados a participar deste momento que definirá os rumos da política cultural ibiporaense a curto, médio e longo prazo, ajudando o governo municipal a fortalecer cultura de nossa “Terra Bonita”, valoriza a secretária.

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Quando: 26 de outubro (quinta-feira)

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368 – Centro)

*Aberta à população