Inscrições para I Festival de Teatro Estudantil e Amador de Rua de Ibiporã terminam nesta sexta-feira (20)

Publicado em: 19/10/2023 12:59 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

Atenção, grupos de teatro estudantis e amadores independentes de Ibiporã:

Terminam nesta sexta-feira (20) as inscrições para o I Festival de Teatro Estudantil e Amador de Rua de Ibiporã (Fest Rua Ibiporã), que será realizado nos dias 27,28 e 29 de outubro, a partir das 18 horas, no Centro Poliesportivo Carecão.

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/j8wQAU3vKaRQgNa69, via formulário online. Toda a documentação exigida consta no regulamento do festival, disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) - cultura.ibipora.pr.gov.br.

Conforme o regulamento, poderão participar do festival estudantes de 5º a 9º ano do Ensino Fundamental, e Estudantes do Ensino Médio de instituições de ensino instaladas no Município de Ibiporã, e grupos teatrais amadores independentes formados em sua maioria por residentes na cidade. Todos os grupos participantes precisam estar acompanhados de um responsável maior de 18 anos ou de algum professor/diretor responsável pelas técnicas.

Segundo a coordenação do evento, serão selecionados seis grupos teatrais independentes, para apresentação de um espetáculo de rua cada. Já os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e alunos do Ensino Médio de instituições de ensino de Ibiporã, poderão concorrer na categoria estudantil. No total, a comissão organizadora selecionará seis esquetes/cenas curtas de colégios que tenham se classificado na etapa de audições.

Todos os grupos participantes receberão um certificado de participação no Fest Rua Ibiporã. Um corpo de jurados formado por pessoas ligadas à área teatral avaliará as apresentações. Haverá premiações por meio de troféus e certificados para os melhores em algumas categorias técnicas (maquiagem, cenografia, sonoplastia, figurino), e também melhor direção, espetáculo, ator e atriz e interpretação mirim.

O Fest Rua Ibiporã é promovido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da SMCT – Núcleo de Artes Cênicas. A organização do evento é de responsabilidade da Comissão Organizadora do Curso de Teatro do Centro de Formação em Arte e Cultura (CEFAC) da SMCT.

Dentre os objetivos do Fest Rua Ibiporã estão: promover, divulgar e difundir as manifestações artísticas, contribuir para o intercâmbio cultural entre grupos independentes, de instituições de ensino regular (Ensino Fundamental 2 e Médio), e de alunos da SMCT, promovendo assim o enriquecimento cultural da cidade, e incentivar a criação de novos grupos teatrais, e a formação de plateia, promovendo uma atividade saudável, de lazer e cultura.