História e patrimônio: visitas de alunos ao Museu Histórico e ao Museu do Café de Ibiporã

Publicado em: 18/10/2023 09:47 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Museus - SMCT/ PMI

A turminha do 1º ano do Colégio Ética na sala de exposição do Museu Histórico de Ibiporã (MHAI)

(fotos: Caroline Vicentini/ Roberto Carvalho/ SMCT e Escola Ética)

A equipe de Museus da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Ibiporã recebeu nesta terça (17/10) duas turmas do Colégio Ética, de Ibiporã, que vieram conhecer um pouco da história do Município e estudar o tema “Patrimônio Material e Imaterial”.

Pela manhã vieram 30 alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, e na parte da tarde mais 27 do 1º ano, acompanhados da coordenadora pedagógica, Diana Botelhos e de três professoras das turmas.

As visitas começaram no Museu Histórico e de Artes (MHAI), localizado junto à sede da Secretaria, ao lado do Cine Teatro, no prédio construído em 1966 onde já funcionaram a segunda Prefeitura da cidade e a Câmara Municipal. Depois o prédio passou à Fundação Cultural e a Biblioteca Pública, e desde 2005 serve como sede do Museu, onde ficam guardados os principais acervos documentais e fotográficos de Ibiporã. No local, foram recebidos pelo jornalista Jaime Kaster, coordenador dos museus, e pela secretária municipal de Cultura e Turismo. Lourdes Narcizo.

Na exposição, logo na entrada, conheceram objetos que remetem a cenários urbanos de Ibiporã a partir da década de 1940 (peças doadas por famílias e empresas locais). Depois foram apresentadas às turmas fotos antigas do acervo, visitaram as salas do Arquivo e da reserva técnica de objetos.

MUSEU DO CAFÉ

Desceram na sequência ao Museu do Café, que segue uma temática rural e conta também a história ferroviária de Ibiporã. Nele, os alunos tiveram contato com objetos e ferramentas que eram utilizados por famílias pioneiras de nossa região na lida diária com o café, grão que foi o principal símbolo de riqueza de Ibiporã e que deu um grande impulso para o desenvolvimento da economia local a partir do final da década de 1930.

No pátio da Estação e na exposição permanente do Museu, tiveram uma aula prática sobre o café (manuseando flores e grãos nos pés de café da Estação) e assistiram a um filme de como era a vida dos primeiros pioneiros, desde a época da ocupação e da derrubada das matas para formação de cafezais.

Depois percorreram as casas antigas dos ferroviários onde acompanharam aulas de música dos projetos de sopro e de cordas mantidos pela Secretaria de Cultura e Turismo. Ao final, fizeram um lanche nas áreas externas. As visitas ao Museu do Café foram acompanhadas pelas servidoras Cida Ribeiro e Fátima Rocha.

AGENDAMENTO - Os museus de Ibiporã são mantidos pela Prefeitura e administrados pela SMCT. O Museu do Café (Av. Mário de Menezes, 1113) fica aberto para visitas autoguiadas individuais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Porém, todos os grupos ou escolas precisam ser previamente agendados pelos fones 3178-0396 (Museu do Café) ou 3178-0215 (SMCT). Já o MHAI (Av. Dom Pedro II, 368), que é um museu de reserva técnica, atende somente por meio de agendamento prévio, pelos fones (43) 3178-0215 / 3178-0216.