Conselho avalia propostas do Plano de Cultura para a Conferência Municipal

Publicado em: 11/10/2023 11:21 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / SMCT/ PMI

Conselho avalia propostas do Plano de Cultura para a Conferência Municipal

Reunião deste dia 10/10, à noite, na Casa de Artes

Com uma boa representatividade dos conselheiros eleitos em julho deste ano e de servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), foi realizada nesta terça-feira (10/10), na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, importante reunião do Conselho Municipal de Cultura de Ibiporã (CMCI), visando a preparação do Município para a Pré-Conferência e a Conferência Municipal de Cultura, que serão realizadas ainda neste mês, nos dias 19 e 26 de outubro.

A reunião foi convocada pelo presidente do Conselho, Marcos Romani, e iniciada às 19h, com transmissão online pela plataforma Google Meet, para que seis representantes pudessem participar de forma remota e a mesma ficasse gravada. A transmissão foi legendada, o que facilitou o registro das proposições e a redação da ata.

O encontro foi aberto pelo consultor Valdir Grandini, o Dentinho, coordenador do programa Fábrica (Rede Popular de Cultura) e que está assessorando a SMCT desde o mês de fevereiro, quando iniciou a primeira Escuta Pública da Cultura para formulação do Plano Municipal de Cultura e implementação da Lei Paulo Gustavo. Ele apresentou aos presentes o Regimento Interno que vai nortear a Conferência Municipal de Cultura do próximo dia 26 de outubro, no Cine Teatro Padre José Zanelli.

Na sequência, Grandini apresentou para debate uma redação das linhas gerais do Plano de Cultura de Ibiporã para 2023-2033, que começou a ser delineado e redigido pela SMCT. Todos esses pontos serão lidos e colocados para aprovação na Pré-Conferência Municipal de Cultura, marcada para o dia 19/10/2023, no CTTI, localizado na Praça Ciro Ibirá de Barros.

Dois conselheiros do segmento do hip hop, apresentaram sugestões para serem incluídas, como a utilização de mais espaços públicos, como praças nos bairros, para apresentações culturais que envolvam aquela comunidade, para que se criem novos hábitos na população, promovendo assim maior descentralização da prática artística e espaço para manifestações culturais diversas em espaços fora do Centro da cidade.

O presidente do CMCI, Marcos Romani, aproveitou a proposta para colocar, como questão de ordem, que todos os conselheiros e representantes dos segmentos enviem por escrito até o próximo dia 15 de outubro, todas sugestões que tiverem para serem acrescentadas a este Plano de Cultura, e as mesmas serão analisadas e aprovadas na Pré-Conferência.

Organizado e redigido na Pré-Conferência, o documento do Plano irá para votação na Conferência Municipal de Cultura do dia 26 de outubro, no Cine Teatro que é aberta à comunidade. Com duração decenal, o Plano Municipal de Cultura e é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal da área na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura.

Leia mais sobre a Conferência e o PLano: