Show musical no evento Ibiporã + Cultura (08/2), com a apresentação de novos instrumentos, cursos e professores

Publicado em: 09/02/2023 16:44 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI

Alguns dos novos professores e os novos instrumentos (texto e fotos: Jaime Kaster/ SMCT)

Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou neste dia 08/2 um evento de abertura dos cursos em 2023, no Cine Teatro, para apresentar novidades à população de Ibiporã

A noite desta quarta-feira (08/2) foi de boa música e anúncio de novidades para a área da cultura em Ibiporã, durante o evento de abertura dos cursos de 2023 da Secretaria Municipal Cultura e Turismo (SMCT). Realizado pela Administração Municipal, no Cine Teatro Padre José Zanelli, o Ibiporã + Cultura recebeu autoridades, pais e alunos dos vários cursos que estão sendo ofertados pela Prefeitura por meio da SMCT, e teve a apresentação do corpo de professores para este ano (24 no total) e dezenas de instrumentos musicais recém adquiridos pelo Município para a prática artística.

Os presentes se impressionaram com o que viram no palco, logo que as cortinas foram abertas: instrumentos musicais de alto nível que foram adquiridos pela Prefeitura no final de 2022 com o objetivo de formar novos alunos pela cidade e uma futura banda de música. Os instrumentos também servirão aos projetos de musicalização (iniciação) e percussão. Trata-se de dezenas de instrumentos de sopro (como flautas, trompetes, trombones, saxofones e clarinete), de cordas (violino, viola e violoncelo), além de acordeon e instrumentos de percussão.

“Nossa cidade se destaca por investir na formação cultural e educacional das nossas crianças e jovens, todos sabem que não medimos esforços para isso. E parabenizo a equipe da Secretaria de Cultura por levar adiante esse projeto de formação de uma banda e, quem sabe, no futuro termos uma orquestra com alunos formados na nossa cidade”, salientou o prefeito José Maria, que prestigiou o evento e fez a entrega formal dos instrumentos à secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo. Há que se ressaltar o trabalho árduo da equipe administrativa da SMCT durante todo o processo licitatório que permitiu a aquisição dos instrumentos.

Participaram do evento a primeira-dama Eliana Ferreira, os vereadores Augusto Semprebom – que parabenizou o prefeito pelos investimentos – e Rafael Eik Ferreira, secretários e diretores municipais e representantes de entidades parceiras da Secretaria de Cultura para a realização dos cursos. São elas: APMIF (Associação de Proteção à Maternidade e Infância), Secretarias da Assistência Social e da Educação, Paróquia Nossa Senhora das Graças (Jardim Kaluana), Escola Estadual San Rafael, CADEVI, CAPS, APAE, APASI e Conselho Tutelar.

*CURSOS DO CAFEC PARA 2023*

Após as falas, o diretor da Secretaria, Marcos Romani fez a apresentação do projeto do CEFAC (Centro de Formação em Arte e Cultura) para este ano, com os cursos já em andamento (com 709 vagas preenchidas) e os 12 novos cursos na área musical que serão ofertados gratuitamente à comunidade este ano. O Núcleo de Dança conta com cursos de ballet, danças urbanas e capoeira, o Núcleo de Artes Cênicas terá teatro, o Núcleo de Artes Visuais, cursos de artes plásticas, cerâmica, desenho e design digital, o Núcleo de Música & Desenvolvimento oferecerá cursos para vários instrumentos, aulas de coro, canto e desenvolverá os projetos banda de música e musicalização, e por fim o Núcleo de Descentralização & Projetos é o responsável por levar os cursos e oficinas a vários locais da cidade, por meio de parceria com entidades.

Após esse momento, cada professor (novos contratados) que ensinará a técnica de uso dos novos instrumentos fez uma exposição didática ao púbico. E fecharam a noite com uma apresentação conjunta de banda de metais ao público, arrancando muitos elogios.

*INSCRIÇÕES*

NESTA QUINTA-FEIRA (09/02) foram abertas as inscrições para os 12 novos cursos de música, que serão mostrados diariamente em vídeos didáticos nas redes sociais da Secretaria de Cultura (https://www.instagram.com/culturaeturismoibipora/). As inscrições são somente presenciais, na sede da SMCT, que fica ao lado do Cine Teatro, com entrada pela Rua Primeiro de Maio, em Ibiporã.

CONFIRA OS 12 NOVOS CURSOS DE MÚSICA:

CORDAS

1. Violino (idade mínima 12 anos)

2. Viola (idade mínima 12 anos)

3. Violoncelo (idade mínima 12 anos)

SOPRO/ PALHETAS

4. Flauta Doce

Soprano (idade mínima 8 anos); Contralto (idade 10 anos); Tenor (12 anos) e Baixo (14 anos)

5. Saxofone:

Sax-alto e Sax-tenor (idade mínima 10 anos); Sax-barítono (idade 12 anos):

6. Clarinete (idade mínima 10 anos)

SOPRO/ BOCAIS