Outubro em Cena: mês da criança será comemorado com espetáculos teatrais

Publicado em: 05/10/2022 10:15 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/ SMCT/ PMI

Outubro em Cena: mês da criança será comemorado com espetáculos teatrais

Arte: Vradson Castro/SMCT/PMI

No mês de outubro, alunos do curso livre de teatro, oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), levarão ao palco do Cine Teatro Padre José Zanelli dois espetáculos infantis – “O Pequeno Príncipe” e “Um Conto de Fadas Nada Encantado”.

É a segunda edição do “Outubro em Cena”, projeto da SMCT em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é comemorar o mês da criança realizando apresentações de teatro destinadas ao público infantil sem cobrança de ingresso. O evento integra as comemorações pelos 75 anos de emancipação política de Ibiporã, que ocorrerá em 8 de novembro.

As primeiras sessões ocorrerão no final de semana dos dias 8 e 9 de outubro. O “Pequeno Príncipe” será apresentado nos dias 8 (sábado),16 (domingo), 22 (sábado) e 29 (sábado). Já a peça “Um Conto de Fadas Nada Encantado” será encenada no dias 9 (domingo), 15 (sábado), 23 (domingo) e 29 (sábado).

Serão disponibilizados 300 ingressos por sessão para as escolas municipais (dois ingressos por alunos) e outros 200 à população. Os portões do Cine Teatro abrirão 30 minutos antes do espetáculo, e a entrada será por ordem de chegada.

A SMCT recomenda que as crianças menores de 12 anos estejam acompanhadas de um adulto/responsável para assistir as apresentações.

O coordenador do curso de teatro da SMCT, Vradson Castro, ressalta  a expectativa de um bom público prestigiando os espetáculos. “Estamos com mais de 200 alunos matriculados no curso de teatro. Como ambas as peças são encenadas pelos alunos, eles acabam convidando familiares, amigos para prestigiá-los. Outro ponto favorável é que, ao contrário de 2021, este ano não temos as restrições de quantidade de público impostas pela pandemia de Covid-19”, pontua Castro.

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo enfatiza que além de uma excelente oportunidade de trabalhar a formação de público para prestigiar apresentações artísticas em Ibiporã, o “Outubro em Cena” será a primeira experiência no palco para a maioria dos alunos, e uma prévia para a apresentação dos espetáculos de encerramento do semestre. “Os atores estão muito dedicados e animados para a estreia. Eles têm se envolvido não apenas com os ensaios, mas com toda a parte técnica também, desde roteiro até figurino, iluminação, sonoplastia. O público pode esperar muita diversão e emoção no palco do Cine Teatro”, conclui a secretária.

Sobre os espetáculos

O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe é uma adaptação para o teatro do livro homônimo escrito por Antoine de Saint-Exupéry, que conta a história de um piloto que faz um pouso forçado no meio do deserto do Saara e como quem vê uma miragem, o piloto conhece um menino, que relata sobre suas aventuras ao sair do pequeno planeta.

O espetáculo conta com um cenário de projeção e iluminação específico para as cenas. Quatorze alunos das turmas adulto e juvenil de teatro participam da montagem da peça, escrita e dirigida pelo professor Vradson Castro.

Como a peça já foi apresentada no final do ano passado, dois elencos se revezarão nas apresentações.

Duração: 50 minutos

Classificação: livre

Um Conto de Fadas Nada Encantado

O espetáculo conta de forma bem humorada o que aconteceu nos bastidores dos contos de fada, unindo diferentes versões de diversos personagens do universo infantil. Escrita e dirigida pela professora Jessica Coutinho, a peça será encenada pelos alunos do primeiro ano do curso de teatro da SMCT.

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

“Outubro em Cena”

“O Pequeno Príncipe”

Quando: 8 (sábado),16 (domingo), 22 (sábado) e 29 (sábado)

Horário: 16 horas (nos dias 8, 16 e 22). No dia 29, às 20h

Local: Cine Teatro Pe. José Zanelli

“Um Conto de Fadas Nada Encantado”

Quando: 9 (domingo), 15 (sábado), 23 (domingo) e 29 (sábado)

Local: Cine Teatro Pe. José Zanelli

***Recomenda-se que crianças menores de 12 anos estejam acompanhadas de um adulto/responsável.

Mais informações: 3178-0215/0216.