25 de agosto – Dia em memória de Henrique de Aragão (1931-2015)

Publicado em: 26/08/2022 10:57 | Fonte/Agência: Jaime Kaster /SMCT/ PMI

25 de agosto – Dia em memória de Henrique de Aragão (1931-2015)

Henrique em sua casa, em 2014

Neste mês, 35 turmas da rede municipal e estadual estão conhecendo a Casa de Artes e o ateliê onde Henrique e outros artistas trabalhavam. Na foto da galeria abaixo, turma do 5º Ano da Escola Municipal Maria Inês Rodrigues de Mello, com a professora Natália e Jaime Kaster, da SMCT, que está recebendo as turmas. (foto: Alexandre Reis/ SMCT).

Hoje, 25 de agosto, mais do que nos outros dias, reverenciamos o artista plástico Henrique de Aragão, pois nesta data, em 2015, ele passou desta vida para a eternidade. Henrique nasceu dia 1º de agosto de 1931, em Campina Grande (PB) e faleceu em Ibiporã em 2015, deixando um legado inestimável para as artes do Brasil e do mundo.

Por celebrar sua vida e obra, durante todo esse mês de agosto, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) está recebendo mais de 800 alunos do 5º ano de todas as escolas municipais de Ibiporã e também algumas turmas da rede estadual na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI.

A casa é o local onde Henrique morou e trabalhou por quase 50 anos e guarda um acervo único de obras de arte, dele e de outros artistas que por ali passaram. Fundada em 1966, a Casa de Artes é hoje mantida pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da SMCT e da Fundação Cultural, que têm a guarda de todo o acervo.

As visitas dos alunos vão até o dia 9 de setembro e são uma ação em parceria com a Coordenação de Artes da Secretaria Municipal de Educação. As visitas estão sendo guiadas por Jaime Kaster, da Área de Museus da SMCT, com o apoio da equipe, e nela os alunos assistem a um filme com Henrique falando sobre Ibiporã e suas obras, conhecem a galeria de arte, as obras ao ar livre, o teatro Eutália Aragão (onde se concentravam no passado aulas e apresentações de ballet, teatro e música) e finalizam no ateliê onde Henrique e outros artistas trabalharam com ferro e outros metais, madeira, tintas e telas.

AGENDA CHEIA - Devido à concentração de turmas até o dia 9 de setembro, novas visitas de grupos só poderão ser agendadas previamente na Casa após o dia 13/9.

ASSISTA À REPORTAGEM SOBRE AS VISITAS À CASA DE ARTES: https://www.youtube.com/watch?v=vszWOoLCTr8