A cultura em cartaz neste sábado (13/8), às 20h, com o lançãmento no Youtube do Especial de Aniversário do Cine Teatro, da série “Contos e Causos”
Comemorando o aniversário de 34 anos do Cine Teatro Padre José Zanelli, a administração municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realizará um grande evento nesta quinta (dia 11/8), a partir das 19h30, no Cine Teatro, e também lançará no sábado (dia 13/8), às 20h, no canal da Secretaria no Youtube, o especial “Contos e Causos - 25 Anos do Cine Teatro”.
Produzido em 2013, o filme homenageia este palco maior das artes e espetáculos de Ibiporã e teve um livro e DVD do projeto municipal “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã”, realizado entre 2011 e 2016.
Este ano, como parte das comemorações dos 75 anos de emancipação política de Ibiporã, todos os volumes da série estão sendo postados no canal da SMCT no Youtube (https://www.youtube.com/fcibipora) para ficarem disponíveis ao público nas plataformas digitais. Serão oito episódios no total, um por mês, até novembro. Já foram lançados e podem ser assistidos na playlist os filmes 1, 2 e 4 da série.
*Que tal avisarmos você 10 minutos antes da estreia? Clique no link https://youtu.be/ZfYpxJr9S8Y e ative as notificações. Avise os amigos e compartilhe esse convite*!
#Ibiporã75anos
#JubileudeDiamante
EVENTO NO DIA 11/08, ÀS 19H30
O lançamento do filme sobre o Cine Teatro nas redes sociais integra as comemorações de aniversário do espaço, que iniciam nesta quinta-feira (dia 11/08), com o evento “*Memórias de um Diamante*”, a partir das 19h30, que terá montagem teatral, painéis fotográficos, memórias daqueles que se apresentaram no espaço ao longo destes anos e a ambientação se voltará a uma peça que marcou época e as famílias de Ibiporã em agosto de 1988: a “*Opereta Flor de Lótus*”.
Finalizando, o público será presenteado com uma apresentação da *Big Band de Arapongas*, que tocará um repertório especial nesta noite do dia 11 – por meio de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) e a Prefeitura de Arapongas, por meio Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos.
O CINE TEATRO
O Cine Teatro Padre José Zanelli começou a ser construído em 1986, na gestão do então prefeito Daniel Pelisson (1983-88) e foi inaugurado com grande festa dia 13 de agosto de 1988, com apresentações do Coral da UEL e da Orquestra Sinfônica da UEL. A programação de inauguração se estendeu pelos meses de agosto e setembro de 1988 e a peça Flor de Lótus foi apresentada no dia 28/08, sob direção da professora Maria Rossato, do padre Bruno Turato e coordenação musical de Marcos de Alencar Pelisson e Ina Maria Rossi Schmidt.
O 'CONTOS E CAUSOS'
O “Contos e Causos”, projeto de recuperação da memória de Ibiporã realizado pela administração municipal e conduzido pelo então secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, com produção da equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), teve o objetivo de registrar em vídeo as histórias de nossos arquivos vivos e exibi-las posteriormente em sessões de cinema.
O projeto foi desenvolvido entre 2011 e 2016 e captou mais de 160 entrevistas com vários homens e mulheres que ajudaram a construir a nossa história. Todo esse material está protegido e aquivado no Acervo do MHAI. As entrevistas com os nossos “arquivos vivos” continuaram e deverão ser lançados novos ‘Contos e Causos’, com entrevistados inéditos.
Contos e Causos - História Viva de Ibiporã – Especial Cine Teatro
Entrevistados:
1 - José Laurindo Petri
2 - Daniel Antonio Pelisson
3 - Maria Rossato
4 - Maria Ivone Peretti Bigati
5 - Joaquim Henrique de Aragão
6 - Marcos de Alencar Pelisson
7 - José Maria Ferreira
8 - Sandra Moya Morais de Lacerda
10 - Lucinéa de Rezende
11 - Sérgio Luiz Hillesheim
12 - Oleide Lelis Shimiti
13 - Marcelo Bueno Ciaca
14 - Josimary Aparecida Evangelista
15 - Daniela Buzeti Bacarin Ernesto
16 - Júlio César Dutra
17 - Maria Lúcia Gomes (Tia Lúcia)
18 - Antônio Moya Cuenca
Ficha Técnica (filme):
direçãoe roteiro: Jaime Kaster
finalização: Mariana Oliveira Claus
idealizador do projeto Contos e Causos: Júlio César Dutra
coordenação técnica e científica: Sandra Moya Morais de Lacerda
produção: Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)
realização: Prefeitura Municipal de Ibiporã
agradecimentos: IPHAN, SETI, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fundação Cultural de Ibiporã