Teatro Padre José Zanelli foi referência no Paraná na época (1988) e é até hoje

Publicado em: 09/08/2022 13:47 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / MHAI / SMCT / PMI

Teatro Padre José Zanelli foi referência no Paraná na época (1988) e é até hoje

Teatro lotado na noite da inauguração, em 13 de agosto de 1988

Festa na próxima quinta-feira (11/8) vai comemorar 34 anos deste espaço de arte e cultura. Você é nosso convidado!

Estamos na semana de aniversário do Cine Teatro Padre José Zanelli, que completa 34 anos neste sábado (13/8). Para comemorar essa data, a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está preparando uma grande festa para a quinta-feira (dia 11/08), a partir das 19h30. Confira em nossa página (https://www.facebook.com/culturaibipora) toda a programação e outras matérias sobre este evento preparado para você e sua família! Entrada gratuita.

Cine Teatro foi referência no Paraná em 1988 e é até hoje. Conheça um pouco dessa história...

A construção do Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli foi algo marcante para Ibiporã na época (1986-1988) e um divisor de águas, pois havia aqueles que consideravam a obra um espaço de luxo que atenderia basicamente uma elite cultural.

Do outro lado, a determinação de um prefeito fortemente influenciado pelas artes desde a infância, pelo padre José Zanelli, e que havia sido também ator com Henrique de Aragão, de quem a família era amiga próxima. Era Daniel Pelisson, prefeito de 1983 a 1988, que sentia a demanda por um espaço para as artes, pois Ibiporã tinha um movimento cultural crescente desde a década de 1970. Somada a essa necessidade, quis que o lugar também fosse um cinema.

Foi tomada então a decisão e iniciados os projetos, em 1986, por uma equipe de estagiários de Arquitetura da Prefeitura de Ibiporã: Marcos Pelisson, Osvaldo Canizares, José Ângelo de Assis e Herbert Keller. Devido à complexidade da obra, a execução levou dois anos, pois o projeto teve que ser levado a técnicos e artistas, que deram sugestões sobre palco, urdimentação e acústica.

O projeto acústico ficou a cargo do engenheiro acústico Conrado Silva, na época professor da USP em São Paulo. A arquiteta Solange Boligian contribuiu no detalhamento de equipamentos, entre os quais a tela móvel do cinema. O projeto teve também assessoria de profissionais como Carlos Cur, do Teatro Guaíra, de Curitiba.

Outra contribuição valiosa foi do maestro Othonio Benvenuto, da Orquestra da UEL, que sugeriu a construção de um balcão superior para 150 pessoas, para que o teatro tivesse pelo menos 500 lugares. Mais tarde, ele voltou para a inauguração, no dia 13 de agosto de 1988, para dirigir a OSUEL no concerto de abertura.

A construção do teatro foi executada por funcionários municipais da antiga CODESI (Companhia de Desenvolvimento de Ibiporã), na época dirigida por Paulo Zaparolli. O engenheiro responsável foi Elcio Verceze e o mestre de obras, o Sr. Benedito da Silva, popular “Baianinho”. As poltronas foram adquiridas do antigo Cine Bandeirantes e restauradas por adolescentes do extinto CEMIC.

A noite de abertura foi um evento que lotou o espaço com cidadãos de todas as classes sociais. “Deixei claro que o teatro não era para a elite, mas para o povo”, disse Daniel Pelisson. Tanto que nos anos que se seguiram, na primeira gestão do prefeito José Maria Ferreira (1989-1992), além de inúmeros espetáculos, todas as escolas, creches e entidades sociais puderam visitar o espaço em atividades culturais e pedagógicas que existem até hoje e integram a cidade. (J.K.)

Veja fotos da construção e a inauguração (em 1988) em nossa página:

Veja mais: https://cultura.ibipora.pr.gov.br/noticiasView/?id=1947