Lançamento de livro e homenagens a pioneiros marcam 86º aniversário da Estação Ferroviária de Ibiporã

Publicado em: 18/07/2022 16:10 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Lançamento de livro e homenagens a pioneiros  marcam 86º aniversário da Estação Ferroviária de Ibiporã

José Bonfim Ledo foi um dos pioneiros homenageados no evento “Memórias da Estação” Fotos: Caroline Vicentini/SMCT/PMI e Jean Moledo/NCS/PMI

Uma noite memorável. Na sexta-feira (15) o Cine Teatro Padre José Zanelli foi palco de muitas histórias e memórias de Ibiporã contadas por um grupo de pioneiros a partir da estação de trem, marco inicial da cidade, e da ferrovia São Paulo-Paraná. Neste dia, marcado pelo 86º aniversário da Estação Ferroviária, Ibiporã foi presenteada com o lançamento do livro “A cidade que nasceu dos trilhos - História e memórias de Ibiporã a partir da estação de trem e da ferrovia São Paulo–Paraná” (Eduel), do jornalista Jaime Kaster, da Área de Museus da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Ibiporã.

Como o tema diz respeito à história local e os personagens das memórias também são de Ibiporã, a Prefeitura, por meio da SMCT, incluiu-o nas comemorações relativas aos 75 anos de Ibiporã, o Jubileu de Diamante do Município (1947-2022), que será completado no próximo dia 8 de novembro. O evento “Memórias da Estação” contou com as presenças do prefeito José Maria Ferreira, da primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, do vereador Victor Carreri, da secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, dos professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Miguel Arias Neto, do Departamento de História, e coordenador do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), e Paulo César Boni, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), que foi orientador de Jaime Kaster na dissertação de Mestrado que serviu de base para o livro; além de pioneiros, familiares e servidores.

A noite foi marcada por homenagens aos pioneiros e familiares que concederam entrevistas sobre a Estação Ferroviária e a ferrovia em Ibiporã, ao projeto municipal “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã” e aos que colaboraram diretamente para a pesquisa que resultou no livro “A cidade que nasceu dos trilhos”. O projeto Contos e Causos, realizado pela Administração Municipal, teve oito livros e filmes produzidos pela equipe do Museu Histórico de Ibiporã e foi conduzido entre 2011 e 2016 pelo então secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra. Nas entrevistas muitos dos pioneiros relataram histórias interessantes e afetivas ligadas à Estação, ao trem e ou à vida no entorno da linha férrea.

Recepcionados em um ambiente decorado com objetos antigos doados por famílias ibiporaenses ao Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), paineis fotográficos contando a história da Estação Ferroviária, e performance dos alunos e professores do curso de Teatro da SMCT, vestidos com roupas que remetiam aos anos 30 e 40, os convidados assistiram a uma apresentação dos alunos da Oficina do Clube do Choro, de Londrina, com a participação especial do professor Jonas Aguiar, que tocou trompete na música “Carinhoso”, de Pixinguinha. Também foi exibido um vídeo com depoimentos de 29 pioneiros locais, falando sobre a vida em torno da estação, o trem e memórias de infância dos que moravam nas imediações da linha férrea. O material foi editado pelo coordenador da Área de Audiovisual da SMCT, Ailton Jesus.

“No livro, eu faço nos primeiros capítulos uma recuperação da história da estrada de ferro e de Ibiporã, depois a análise de fotografias da estação e do trem, e ao final, na pesquisa de campo, fui às famílias que melhor identificariam os lugares e personagens e trariam boas histórias para enriquecer o material”, informa Jaime Kaster. “A ideia de trazer para esse lançamento memórias em vídeo foi com o objetivo de valorizar essas pessoas tão importantes para a cidade e que convidamos para estarem com a família nessa noite especial no Cine Teatro”, acrescentou o jornalista.

Ao final da cerimônia, os 29 pioneiros ou seus representantes foram presenteados com um exemplar do livro.

O vídeo com os depoimentos dos 29 pioneiros, exibido na noite do evento, e a apresentação dos alunos da Oficina do Clube do Choro de Londrina serão disponibilizados em breve no canal da SMCT no YouTube: youtube.com/fcibipora/videos.

Serviço

Livro: “A cidade que nasceu dos trilhos - História e memórias de Ibiporã a partir da estação de trem e da ferrovia São Paulo–Paraná”

Autor: Jaime Kaster

Onde encontrar: site da Eduel – www.eduel.com.br e livraria da UEL

Disponível na versão impressa (R$ 65) e digital (e-book R$ 35).