Nesta sexta (15/7), Memórias da Estação e lançamento de livro sobre Ibiporã às 19h30, no Cine Teatro

Publicado em: 12/07/2022 16:14 | Fonte/Agência: Jaime Kaster /SMCT/ PMI

Livro traz memórias da ferrovia e parte da história de Ibiporã a partir da estação de trem. Lançamento é nesta sexta (15/07), dia do aniversário da Estação, às 19h30, em um evento de memórias de pioneiros e música no Cine Teatro Padre José Zanelli, de Ibiporã. O evento é aberto ao público.

Um história comum aos municípios do Norte do Paraná – a da construção da ferrovia São Paulo–Paraná e o papel socioeconômico que ela desempenhou para a região nos tempos áureos de café e do transporte ferroviário (entre as décadas de 1930 e 1960) – é o pano de fundo do livro A cidade que nasceu dos trilhos - História e memórias de Ibiporã a partir da estação de trem e da ferrovia”, do jornalista Jaime Kaster, publicado pela Eduel, que será lançado nesta sexta-feira, dia 15 de julho, em Ibiporã.

O lançamento será no evento “Memórias da Estação”, a partir das 19h30, no Cine Teatro Padre José Zanelli, com entrada gratuita. Na ocasião, o livro será vendido a preço promocional.

Como e tema diz respeito à história local e os personagens das memórias também são de Ibiporã, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), incluiu-o nas comemorações relativas aos 75 anos de Ibiporã, o Jubileu de Diamante do Município (1947-2022), que será completado no próximo dia 8 de novembro.

A data de 15 de julho foi escolhida por ser o aniversário da Estação Ferroviária de Ibiporã, marco inicial da cidade e primeiro prédio público local, inaugurada em 15 de julho de 1936. O evento terá apresentação de chorinho (com alunos da Oficina do Clube do Choro, de Londrina - foto) e exibição de um vídeo com depoimentos de 29 pioneiros locais, falando sobre a vida em torno da estação, o trem e memórias de infância dos que moravam nas imediações da linha férrea.

Parte dessas memórias foram a base da segunda parte do livro “A cidade que nasceu dos trilhos”, que traz memórias detalhadas de alguns pioneiros (considerados aqueles nascidos ou que chegaram à cidade entre as décadas de 1930 e 1940), que já haviam sido entrevistados no projeto Contos e Causos – História Viva de Ibiporã. O projeto, realizado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e do Museu Histórico e de Artes (MHAI), captou mais 160 entrevistas em vídeo entre 2010 e 2016, e resultou na publicação de oito DVD books (livros e filmes).

“No livro, eu faço nos primeiros capítulos uma recuperação da história da estrada de ferro e de Ibiporã, depois a análise de fotografias da estação e do trem, e ao final, na pesquisa de campo, fui às famílias que melhor identificariam os lugares e personagens e trariam boas histórias para enriquecer o material”, informa Jaime Kaster. “A ideia de trazer para esse lançamento memórias em vídeo foi com o objetivo de valorizar essas pessoas tão importantes para a cidade e que convidamos para estarem com a família nessa noite especial no Cine Teatro”, acrescentou.

O livro traz nas referências vários autores locais que estudaram a história regional e pesquisadores da UEL e de outras universidades, das áreas de Comunicação, História, Ciências Sociais e Arquitetura. “Minha pesquisa de base na UEL foi orientada na pelo professor Paulo César Boni, que tem publicado vários livros sobre a fotografia como fonte de recuperação histórica do Norte do Paraná e agora colocamos Ibiporã em destaque nesse mapa”, informa o autor.

SERVIÇO:

Evento: “Memórias da Estação"

Lançamento do livro 'A cidade que nasceu dos trilhos'; apresentação de alunos da Oficina do Clube do Choro de Londrina e o vídeo "Memórias da Estação", com depoimentos de 29 pioneiros de Ibiporã

Data: 15/07/2022 (sexta-feira)

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli - Av. Dom Pedro II, 368 - Ibiporã

Realização: Prefeitura de Ibiporã/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Quanto ($): Somente na ocasião o livro será vendido a preço promocional (R$ 45)

Onde encontrar: site da Eduel – www.eduel.com.br e livraria da UEL

Disponível na versão impressa (R$ 65) e digital (e-book R$ 35).

Legenda das fotos - Galeria:

- Capa do livro e arte

- Imagens de entrevistados - um casal de pioneiros, Ramon Lozam e Lourdes Sípoli Lozam, que moravam perto da estação e as famílias trabalharam na ferrovia, e do Sr. Lauro Beltrão, filho do fundador de Ibiporã, Alexandre Beltrão

- Jaime Kaster no Museu do Café

- Jaime Kaster fazendo a  entrega ao prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira