Algumas peças históricas que pertenceram a famílias de Ibiporã passaram a integram recentemente o acervo do Museu Histórico e de Artes (MHAI) – mantido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT). Nos últimos meses recebemos doações das famílias Galvani, Pereira do Nascimento, Oliveira e Lima. O museu agradece pelas doações e lembra que os objetos para o acervo devem ter caráter histórico. A seguir o nome dos doadores e os itens:
VALDECIR GALVANI – Sua família chegou a Ibiporã em 1950 e teve propriedade na Água do Sabão. Nascido em Ibiporã, em 1965, Valdecir (foto) doou um pala (capa de lã para proteger do frio e de chuva, usada pelos peões que andavam a cavalo pelos sertões do Norte do Paraná e que pertenceu ao seu avô, Sr. Luiz Marcelo Galvani
TEREZINHA EULÁLIA DE OLIVEIRA – Integrante do grupo do CCI de Ibiporã, ela doou um Cinzeiro de Bronze com identificação da RVPRSC (Rede Viação Paraná-Santa Catarina), que pertenceu ao seu pai , Hermenegildo Cândido de Oliveira, que trabalhou na Rede Ferroviária em Ibiporã. Na foto, Terezinha em um evento na Estação.
ADEONILDE PEREIRA DO NASCIMENTO – servidor público municipal, doou uma máquina de escrever Olivetti, quatro câmeras fotográficas analógicas das marcas Olympus, Yashica e Canon, e um aparelho de telefone de discagem manual da década de 1980.
APARECIDO DE LIMA - Bisneto do pioneiro Cândido Martins Bandeira e de Romana Antunes Lopes; Aparecido (foto), que nasceu em Ibiporã em 1955, entregou e ajudou a identificar fotos de seus familiares que integram o Acervo do MHAI e verificamos a possibilidade de entrevistar a sua mãe, Adélia de Lima, que está com 90 anos.