Doação de itens de famílias ao Museu Histórico de Ibiporã

Publicado em: 29/06/2022 15:42 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/MHAI/SMCT/PMI

Doação de itens de famílias ao Museu Histórico de Ibiporã

Valdecir Galvani (foto) doou um pala que pertenceu ao seu avô, Sr. Luiz Marcelo Galvani

Algumas peças históricas que pertenceram a famílias de Ibiporã passaram a integram recentemente o acervo do Museu Histórico e de Artes (MHAI) – mantido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT). Nos últimos meses recebemos doações das famílias Galvani, Pereira do Nascimento, Oliveira e Lima. O museu agradece pelas doações e lembra que os objetos para o acervo devem ter caráter histórico. A seguir o nome dos doadores e os itens:

VALDECIR GALVANI – Sua família chegou a Ibiporã em 1950 e teve propriedade na Água do Sabão. Nascido em Ibiporã, em 1965, Valdecir (foto) doou um pala (capa de lã para proteger do frio e de chuva, usada pelos peões que andavam a cavalo pelos sertões do Norte do Paraná e que pertenceu ao seu avô, Sr. Luiz Marcelo Galvani

TEREZINHA EULÁLIA DE OLIVEIRA – Integrante do grupo do CCI de Ibiporã, ela doou um Cinzeiro de Bronze com identificação da RVPRSC (Rede Viação Paraná-Santa Catarina), que pertenceu ao seu pai , Hermenegildo Cândido de Oliveira, que trabalhou na Rede Ferroviária em Ibiporã. Na foto, Terezinha em um evento na Estação.

ADEONILDE PEREIRA DO NASCIMENTO – servidor público municipal, doou uma máquina de escrever Olivetti, quatro câmeras fotográficas analógicas das marcas Olympus, Yashica e Canon, e um aparelho de telefone de discagem manual da década de 1980.

APARECIDO DE LIMA - Bisneto do pioneiro Cândido Martins Bandeira e de Romana Antunes Lopes; Aparecido (foto), que nasceu em Ibiporã em 1955, entregou e ajudou a identificar fotos de seus familiares que integram o Acervo do MHAI e verificamos a possibilidade de entrevistar a sua mãe, Adélia de Lima, que está com 90 anos.