Vai começar o Arraiá da Nossa História! 44ª Festa Junina Municipal de Ibiporã

Publicado em: 03/06/2022 16:50 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/ Secretaria de Cultura e Turismo / PMI

No próximo dia 11 terá início a 44ª Festa Junina Municipal de Ibiporã, que celebra os nossos 75 anos de história e vai animar a Praça Pio XII até o dia 19. Confira as atrações!

No ano do seu Jubileu de Diamante, em que Ibiporã celebra as conquistas ao longo desses 75 anos como Município, a 44ª Festa Junina Municipal de Ibiporã também vai entrar no ritmo da história para trazer muita riqueza de informação, animação, belos cenários e também boas lembranças para o público que virá comemorar conosco entre os dias 11 e 19 de junho.

O tema deste ano é o “Arraiá da Nossa História”. Um arraiá que vai transformar a Praça Pio XII num corredor histórico nos nove dias de festa, lembrando as origens de Ibiporã e também a longa tradição da Festa Junina, que completa 44 anos – iniciou em 1977.

A realização é da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio e colaboração das várias Secretarias Municipais, de nove entidades sociais que terão barracas na festa e dos órgãos oficiais.

O arraiá deste ano quer lembrar e celebrar a história da nossa Terra Bonita desde a vinda primeiras famílias, na década de 1930, quando chegavam e se dirigiam às propriedades rurais para iniciar a vida e os sonhos em torno do café. A maioria desembarcou na Estação Ferroviária, inaugurada em 1936, que foi o marco de chegada na cidade e o primeiro prédio público de Ibiporã.

ESTAÇÃO IBIPORÃ

Por esse motivo, o arraiá vai receber os visitantes na “Estação Ibiporã”, onde as pessoas vão mergulhar na história e se deparar com imagens e elementos rurais que lembrarão a chegada das primeiras famílias. Depois passarão pelos “vagões da nossa história”, que trarão ambientes e painéis que mostrarão as transformações ocorridas ao longo dos 75 anos como Município.

Os ambientes trarão fotos desde o período da derrubada da mata para o plantio de café (1936 a 1947), depois o da emancipação política e organização da cidade (1947 a 1972); na sequência, os novos bairros e o desenvolvimento urbano (1973 a 1997) e, por fim, o período de 1998 a 2022 – da franca industrialização e hoje uma cidade com os olhos voltados para o futuro, com ênfase na educação, na tecnologia e em serviços que garantam a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Venha ver o que preparamos pra você e sua família a partir deste dia 11 de junho. A abertura oficial é às 20 horas.

ENTIDADES PARTICIPANTES

Este ano, nove entidades de Ibiporã estarão com barracas na Praça Pio XII e duas pela primeira vez: a ACEIBI e o Hospital Cristo Rei. A reunião geral com as entidades aconteceu no dia 23 de maio, no Cine Teatro. A participação de entidades sociais e religiosas no comando das barracas gastronômicas também é uma tradição da nossa Festa. Dessa forma, além de resgatar o folclore junino, o evento desenvolve o espírito comunitário, proporcionando maior integração entre as diversas organizações do município. E toda a renda obtida com a festa fica com as entidades, para poderem desenvolver seus projetos sociais.

Confira as barracas:

ACEIBI - Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã

ACEI - Associação Cultural e Esportiva de Ibiporã

APMIF - Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família

Centro do Artesanato de Ibiporã

Conferência Vicentina da Capela Santo Alberico

Hospital Cristo Rei (HCR)

Paróquia Nossa Senhora da Paz (Igreja Matriz)

Pontifício Instituto das Missões para o Exterior (PIME)

Rotary Club de Ibiporã

Confira no link a programação de shows nos nove dias:

Acompanhe o dia a dia da festa nas nossas redes sociais:  https://www.facebook.com/culturaibipora/

SERVIÇO:

44ª Festa Junina Municipal de Ibiporã

Data: 11 a 19 de junho de 2022

Local: Praça Pio XII

Realização: Prefeitura de Ibiporã / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Colaboração: APMIF/ Secretarias Municipais de Obras, de Saúde, Finanças/ Administração/ Departamento de Patrimônio/ SAMAE / Departamento Municipal de Trânsito

Apoio: Polícia Militar/ Polícia Civil/ Corpo de Bombeiros.