Foto ilustrativa: foto de Alfredo Milano - “Homem e Animais”, do Blog Cultura Caipira
E as apresentações de artistas de Ibiporã pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/ 2020) continuam. Amanhã (SÁBADO, dia 04/6), às 15 horas, tem uma peça de teatro sobre a vida do caipira, na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI. Será no teatro ao ar livre Eutália Aragão, que recebeu este nome em homenagem à mãe do artista Henrique de Aragão, que viveu por quase 50 anos na casa de Artes.
O espetáculo será o monólogo “O caipira entristecido: Da roça à vida na cidade”, do ibiporaense Paulo Ricardo de Oliveira. É inédito e tem 40 minutos de duração. A classificação da peça é livre e traz boas reflexões a respeito da migração do caipira para a cidade em busca de trabalho. Venha conferir, dar umas gargalhadas e também aprender mais sobre como era a vida no campo e os desafios da vida na cidade.
Confira o release da peça:
“Monólogo que busca trazer, de forma cômica, as lembranças da vida na roça e toda a transição que a maioria dos paranaenses fizeram no século passado: a mudança abrupta da vida no campo para a cidade grande.
Levando em consideração a minha própria mudança do sítio para a cidade, acho importante uma obra que aborde esse trajeto que tantas pessoas precisam fazer. Muitas das crianças que vivem na cidade não possuem nenhum contato com a realidade da roça. E muitos são os adultos que já tiveram o contato e hoje, devido às atribuições da vida laboral, acabam não tendo tempo de retornar às suas raízes.
Com esse monólogo, tenho a intenção de apresentar essa realidade às crianças e fazer com os adultos se lembrem de como era a vida no campo. E o teatro, expressão cultural sem igual, é a melhor maneira de realizar essa tarefa” (Paulo Ricardo de Oliveira)