Confira as dicas de leitura desta semana

Publicado em: 25/05/2022 11:32 | Fonte/Agência: Colaboração/Biblioteca Pública Municipal

Título: "Freud - o lado oculto do visionário

Autor: Louis Breger

Na Viena antissemita, no fio tênue da pobreza, vivia a família Freud. A mãe era uma mulher exigente e dominadora e o pai, um homem frágil e derrotado. O jovem Sigmund Freud escapava dessa intolerável situação refugiando – se no mundo da fantasia, buscando alívio nos mitos da antiguidade. Atraído por conquistadores poderosos – Édipo, Aníbal, Napoleão – ansiava pelo dia em que teria fama e poder.

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, penetrou corajosamente nas regiões sombrias da psique humana – incluindo sua própria – para nos revelar a verdade sobre a sexualidade, a neurose e o inconsciente. Isso é o que reza a lenda. Nesta biografia perspicaz, Louis Breger traça um retrato original e surpreendente de uma das maiores figuras do século XX, mostrando como Freud obscureceu a verdade sobre sua própria vida para criar de si uma imagem heroica, baseada em fatos e fantasias.

O criterioso retrato de Freud aqui apresentado revela um homem cheio de contradições, alguém cuja originalidade pioneira coexistiu com um rígido apego ao dogma, um ser de percepção acurada, mas insensível ao efeito que exercia sobre os demais.

Finalmente, a biografia de Freud que esperamos por tanto tempo. Tendo a história da Europa como pano de fundo, seguimos com fascinação a jornada de Freud de sua infância pobre até o reconhecimento mundial e o exílio na Inglaterra.

Literatura Infantil

Título: Miltopeia: a centopeia solidária

Autor: Betinho e Chico Alencar

A Centopeia que já foi Zeropeia, que pensava e sonhava, acabou por descobrir um sentimento especial: a solidariedade. Esse mesmo sentimento, Betinho, o autor desta obra, transformou em ação, em sonho realizado.

A solidariedade pode nos transformar em dez, em cem, em mil.... Impulsionada por este sentimento revolucionário, A Centopeia desta história descobre que o mundo pode ser transformado através da cidadania.

A floresta da história foi salva por um bichinho simpático que começou do zero, pensou, sonhou e agora é mil. Miltopeia!

A solidariedade é a construtora de uma nova sociedade.

Estes e milhares de outros títulos você encontra na Biblioteca Pública Municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acervo pode ser consultado pelo site da Prefeitura, acessando o link: http://189.76.192.100/pergamum/biblioteca/index.php.

Cadastro e empréstimo

O cadastro é gratuito. É necessário ser maior de 18 anos ou estar acompanhado do adulto responsável.

Levar os seguintes documentos:

- Documento pessoal com foto;

- Comprovante de residência