Visitantes iniciaram pelo Museu Histórico, que é a sede da Secretaria, e terminaram no Museu do Café
Integrando a programação de Ibiporã na 22ª Semana Nacional de Museus, que acontece em todo o Brasil de 12 a 19 de maio, a equipe de museus da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) recebeu neste dia 15/5, durante toda a tarde, diretoras e técnicos do Museu Histórico de Londrina (MHL), vinculado à UEL, do Museu de Arte (MAL) e da Diretoria de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, acompanhados de estudantes de História, Ciências Sociais, Design, Arquivologia e Biblioteconomia que estagiam no MHL/ UEL.
O grupo fez um tour guiado pelos espaços turísticos de Ibiporã e foi recebido pela secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, pela diretora Mariana Zorzato, e o foi conduzido durante toda a visita pelo coordenador de museus, Jaime Kaster, que organizou a programação. No Museu do Café, último ponto da visita, foram recebidos pelas servidoras Cida Ribeiro e Fátima Rocha.
Estiveram entre os visitantes a diretora do MHL/ UEL, professora Edméia Ribeiro, a diretora de Ação Cultural da SMC de Londrina e do MAL, Maria Luiza Fontenelle, e o gestor cultural da SMC, Danilo Lagoeiro.
O grupo iniciou a visita pelo Museu Histórico e de Artes (MHAI), onde fica registrado todo o acervo municipal, depois conheceu obras do Museu de Esculturas ao Ar Livre que ficam no entorno do Cine Teatro Padre José Zanelli e do Complexo Cultural, além conferir de perto as obras “Verso” e “Reverso”, recém restauradas pela administração municipal, que ficam na Praça Pio XII.
Depois de dirigiram à Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, local onde morou e trabalhou por 50 anos o artista plástico Henrique de Aragão (1931-2015) e que é repleta de obras do artista, que projetou o nome de Ibiporã nacionalmente. Ficaram impressionados com a riqueza da casa e gostaram de conhecer o ateliê onde Henrique e outros artistas trabalhavam.
Seguiram o tour pela Igreja Matriz, marco histórico e artístico da cidade e também repleta de obras de Henrique Aragão, e terminaram a visita no Museu do Café (antiga Estação Ferroviária), onde conferiram as exposições permanentes sobre a cafeicultura local e a ferrovia que deu início à cidade (a área urbana começou a ser desenhada a partir da estação, em 1936).
Assista também a uma reportagem de TV do Canal 21, de Ibiporã, sobre a visita: https://youtu.be/-4ngii7ONYo
PROPOSTA DO IBRAM
A Semana de Museus é realizada todos os anos na 3ª semana de maio, pelo Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), e os museus e casas de memória de todo o País realizam ações para atrair o público e demonstrar a importância destes espaços como guardiões e divulgadores da memória dos Municípios.