Café com lembranças na Estação encerra a 20ª Semana Nacional de Museus

Publicado em: 23/05/2022 14:57 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT/PMI

Café com lembranças na Estação encerra a 20ª Semana Nacional de Museus

Representantes de famílias tradicionais da cidade prestigiaram o evento na Estação. Fotos: Caroline Vicentini/NCS/PMI

No final, link de reportagem sobre o encontro

Uma deliciosa “Tarde com Lembranças na Estação Ferroviária”, na última sexta (20/5), encerrou a programação de Ibiporã na 20ª Semana Nacional de Museus, que teve visitas na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e no Museu do Café, encontros online e eventos entre os dias 12 e 20 de maio deste ano. Foram nove dias de muita movimentação e trabalho, que valeram a pena.

O prefeito José Maria, a vice-prefeita Mari de Sá (neta de pioneiros), a secretária de Cultura e Turismo de Ibiporã, Lourdes Narcizo, o vereador Diego da Furgão e vários representantes de famílias tradicionais da cidade prestigiaram o evento na Estação, voltado à “Melhor Idade” e participantes do CCI.

O encontro trouxe boas lembranças do passado (em painéis fotográficos do projeto “Álbuns Urbanos”), depoimentos de pioneiros em filme (projeto “Contos e Causos”) e música de época, com o pioneiro Mário Cortez Mostazo no acordeon e o violeiro Veraldo. Teve também o Coral do CCI cantando músicas para matar a saudade, sob coordenação do professor Jonas Aguiar, da SMCT.

FAMÍLIAS - “Agradecemos a presença de membros das famílias Cortez, Sá, Semprebom, Chernev, Bonfim Ledo, Tirado Santos, Medre, Corrêa da Costa, Salinet Vieira, Benatti, Betette, Carvalho, Sobreira, Ferreira, Dias, Viana, Melhado, Pedro, Silva, Souza, Ribeiro Longhi e outras que prestigiaram a atividade”, registrou o coordenador da programação local na 20ª Semana de Museus, Jaime Kaster.

Ibiporã participa desde as primeiras edições da Semana de Museus, promovida pelo IBRAM, e a programação em Ibiporã é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã. Colaboraram para as atividades os servidores da SMCT, com o apoio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

PIONEIROS CAFEICULTORES – O filho de pioneiros, o professor Célio Semprebom aproveitou a oportunidade na Estação para começar a colher nomes de famílias de Ibiporã que trabalharam com o café desde o final da década de 1930 e que serão lembradas em um grande monumento que irá homenagear os cafeicultores por ocasião das comemorações dos 75 Anos de Ibiporã. O monumento foi projeto por Célio.

Já foram registrados na ocasião os nomes de 42 famílias. Todas as demais pioneiras no cultivo do café podem ligar para o Museu Histórico de Ibiporã (MHAI), fone (43) 3178-0215 e informar sobre a sua história que serão registradas, informa o professor.

Assista à reportagem do Canal 21 sobre o evento: https://www.youtube.com/watch?v=7PLnCGJtf30&t=22s