Alunos da SMCT apresentam-se em “Noite de Gala Cultural”

Publicado em: 23/05/2022 11:30 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Alunos da SMCT apresentam-se em “Noite de Gala Cultural”

Apresentação da Escola de Ballet da SMCT na "Noite de Gala Cultural"

Ballet, música e teatro em um mesmo palco em homenagem às mães! O Cine Teatro Padre José Zanelli lotou na noite de quinta-feira (19) fria para o espetáculo "Noite de Gala Cultural". Alunos dos cursos livres de ballet, música e teatro ofertados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) fizeram belas apresentações, emocionando e divertindo o público presente.

Os primeiros a subirem ao palco foram os alunos de canto e técnica vocal e violão do Ceforma, coordenada pelo professor Domingos Santos. Um dos momentos emocionantes da noite foi a participação do aluno deficiente visual Alex Valério, que cantou e tocou ao violão a música "Oração pela Família", do padre Zezinho. Aualmente, nove alunos do Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã (Cadevi) fazem aulas de violão e canto no Ceforma.

Em seguida, a homenagem às mães foi feita pelos alunos do curso de Teatro. Foram duas apresentações - o monólogo “Mãe”, escrito pela ex-aluna Evelise Matveichuk da Silveira, e interpretado pela aluna Maria Virgínia dos Santos Alves. O monólogo conta o drama da vida de uma jovem que se torna cada vez mais o reflexo de sua mãe.

O “alívio cômico” da noite foi um esquete com todos os alunos do curso de teatro, representando de forma satirizada as relações entre mães e filhos.

O coral do Centro de Convivência do Idoso (CCI), coordenado pelo professor Jonas Aguiar, também fez bonito durante o espetáculo, apresentando um belo repertório do cancioneiro popular.

Sob a coordenação da professora Stephany Rodrigues, a Escola de Ballet encantou a todos com a beleza e delicadeza dos movimentos das bailarinas. Foram apresentadas diversas coreografias de ballet de repertório em apresentações de grupo, trios, duos e solos.

O evento também contou com a apresentação de bailarinas coordenadas por Mariana Ramos Clemente. Tanto a apresentação da Escola de Ballet (Associação de Pais, Mestres e Amigos do Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã) como a de Mariana Clemente são contrapartidas de recursos federais recebidos por meio da Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020), de apoio ao setor cultural, criada para minimizar os impactos da pandemia de covid-19).

Agradecendo a presença de todos, a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, ressaltou o empenho dos alunos, professores e servidores para assegurar o acesso democrático aos bens culturais e o direito à sua fruição, fortalecendo os vínculos com a cidade, estimulando atitudes críticas e cidadãs e proporcionando prazer e conhecimento. “Estamos com mais de 600 alunos matriculados em nossos cursos livres. Ibiporã é a cidade das oportunidades. E somos testemunhas disso. Dentro do projeto de descentralização da Cultura, estamos ofertando aulas de música, ballet e teatro a estudantes de escolas estaduais e municipais de bairros periféricos, e também desenvolvendo atividades com idosos, crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Também estamos muito felizes de promover a diversidade e inclusão de pessoas com deficiência em nossos cursos. Somos gratos à parceria com vocês, pais, e toda a comunidade. Espero que vocês possam bem aproveitar todas essas oportunidades que lhes estão sendo ofertadas”, concluiu a secretária.