Espetáculo cultural homenageia mães

Publicado em: 11/05/2022 09:25 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Espetáculo cultural homenageia mães

Cantora Andréa Sérgio e banda foi uma das atrações do especial “Mães”/Jaime Kaster e Drielly Lopes/ SMCT/PMI

A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), apresentou na última sexta (06/5), o espetáculo “Mães”, uma homenagem às mães, que trouxe arte visual, música, história, teatro e dança em forma de cultura.

A noite teve no palco a cantora ibiporaense Andréa Sérgio e banda (que se apresentou como contrapartida da Lei Aldir Blanc), além de apresentação de crianças da Escola de Ballet da SMCT, o monólogo teatral “Mãe” (texto de Evelise Matveichuk da Silveira e interpretação de Maria Virgínia dos Santos Alves), e o Coral do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

O ponto alto foi um vídeo e homenagens da administração a uma mãe pioneira de Ibiporã e exemplo para muitas mães: a Sra. Ildeman de Figueiredo Alves Pereira, 94 anos, que tem uma filha especial, Marcinha, já com 70 anos, um exemplo de mulher lutadora e mãe dedicada.

Esposa do saudoso Dr. Justino Alves Pereira, médico pioneiro da cidade que liderou, a partir de 1968, a criação do movimento das APAEs em todo o Brasil, Dona Ildeman veio com a família e ficou muito contente com a lembrança, agradecendo ao prefeito José Maria, à primeira-dama Eliana e à secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo (com quem trabalhou por décadas na APAE de Ibiporã), pela homenagem.

Cumprimentando a todos, o prefeito José Maria Ferreira ressaltou que “o centro da vida familiar nasce da relação da mãe com o filho. Você que terá a oportunidade de encontrar a sua mãe no próximo domingo (08), faça-o, e demonstre toda a sua gratidão e amor, pois ser mãe é uma missão primorosa.”, enfatizou o prefeito.

Representando as mães ibiporaenses, a primeira-dama e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, recebeu flores dos filhos Felipe e Lucas. Muito emocionada, declamou Cora Coralina e desejou que todos os dias sejam especiais para as mães. “Mãe sempre é abençoada. Desejo a todas nós, mães, que o Deus do Amor nos conduza por caminhos de amor, harmonia e serenidade, para que possamos construir uma vida em paz, em família e com muita alegria. Que todos os dias sejam especiais para nós, mães”, concluiu Eliana.

Contrapartida/Lei Aldir Blanc

No espetáculo “Mães”, alguns artistas e empresas tiveram a oportunidade de prestar a sua contrapartida de recursos federais recebidos por meio da Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020), de apoio ao setor cultural criada para minimizar os impactos da pandemia de covid-19). A saber:

- Decoração do ambiente do saguão: Jolex Buffet e decoração;

- Exposição “Recortes Sociais”, de colagens digitais, do designer e artista visual Luiz Ricardo Bernardino;

- Exposição “Dali – um passeio lúdico e ilustrativo por Ibiporã”, de ilustração e pintura digital criando interação sobre fotografias, do artista Thiago Rodrigo dos Santos;

- Exposição de arte com chupetas decoradas da artesã Cintia Regina Camargo

- Confecção de figurinos para as alunas do curso de ballet - Luroka indústria e comércio de confecções

Confira as fotos na galeria abaixo.

Mais fotos do evento estão disponíveis em nosso Facebook: www.facebook.com/culturaibipora.