Cine Teatro recebe trabalhos de artistas visuais de Ibiporã

Publicado em: 26/04/2022 16:10 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Cine Teatro recebe trabalhos de artistas visuais de Ibiporã

Exposição pode ser visitada até 4 de maio, no saguão do Cine Teatro/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Dois artistas visuais de Ibiporã estão pela primeira vez com trabalhos expostos no saguão do Cine Teatro Padre José Zanelli. O designer e artista visual Luiz Ricardo Bernardino está com a exposição “Recortes Sociais”. “São colagens digitais que abordam, de forma subliminar, as mazelas sociais presentes em nosso cotidiano. As fotocolagens são acompanhadas de poesias de minha autoria. Já as obras com olhar artístico para Ibiporã buscam evidenciar e enaltecer a cidade em que vivemos. É uma singela homenagem a este lugar que tanto amo”, explica o artista.

Bernardino nasceu em Londrina, viveu parte da vida em Jataizinho e desde 1994 mora em Ibiporã. Graduado em Design Gráfico, atua há 10 anos como artista independente, produzindo coleções de pinturas e colagens autorais. O trabalho do artista visual é mais voltado à valorização da cultura e tradição indígena, e dos elementos representativos da história, cultura e do turismo de Ibiporã.

Thiago Rodrigo dos Santos está com a exposição “Dali – um passeio lúdico e ilustrativo por Ibiporã”. “Trata-se de uma exposição de ilustração e pintura digital criando interação sobre fotografias, com o objetivo de levar o personagem principal a diversos lugares do município de Ibiporã, representando o cotidiano dos jovens de baixa renda em diversas atividades culturais, esportivas e até românticas”, explica Santos.

Segundo o artista, Dalí é um personagem criado a partir da inspiração e referência da obra surrealista “Construção Mole com Feijões Cozidos: (Premonição da Guerra Civil)”, do renomado artista espanhol Salvador Dalí, e batizado assim como homenagem ao mesmo. “Dalí é um personagem negro, antropomorfo, com proporções físicas surreais e expressões caricatas”, descreve Santos.

Natural de Ibiporã, Thiago Rodrigo dos Santos é graduado em Desenho Industrial e trabalha com design gráfico, marketing digital e social midia em empresas e agência de publicidade. Como artista visual, atua desenhando de forma independente com trabalhos desenvolvidos nas áreas de: graffiti, muralismo, caricatura, ilustração, pintura digital, vectorart e fotocolagem digital.

Desde 2018 trabalha como educador social de Arte e Skate em projetos voltados a crianças de baixa renda em comunidades carentes.

SERVIÇO

Exposição “Diamond” – Obras de Luiz Ricardo Bernardino e Thiago Rodrigo dos Santos

Aberta à visitação até 4 de maio

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli

Horário: segunda a sexta, das 13h as 17

Entrada gratuita

*Escolas interessadas em trazer seus alunos devem agendar previamente pelo telefone 31780202, com Priscila.

Oficinas

Em maio, ambos os artistas visuais ministrarão oficinas gratuitas em seus segmentos. Confira:

7 E 14/05 (sábado) – OFICINA DE COLAGEM ANALÓGICA

Artista: Luiz Ricardo Bernardino

Vagas: 30 pessoas (16+)

7/05 – Casa de Artes – Módulo 1: Teoria

Horário: 9h às 12h

14/05 – CTTI - Módulo 2: Prática

Horário: 9h às 12h

Inscrições: Presencialmente, na Biblioteca Pública Municipal (Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio). Telefone: 31780202. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. *Necessário levar documento de identificação com foto.

Ou

Whatsapp: (43) 984066176

21 e 28/05 - OFICINA DE GRAFITTI (sábado)

Artista: Thiago Rodrigo dos Santos

Local: Casa de Artes e Ofícios Paulo VI

Horário: 13 às 17 horas

Vagas: 20 pessoas (16+)

Ou

Whatsapp: (43) 984373277

***Tanto a exposição como as oficinas são promovidas pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), e viabilizadas com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020), de apoio ao setor cultural criada para minimizar os impactos da pandemia de covid-19).