Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com várias atividades na Biblioteca Pública Municipal

Publicado em: 19/04/2022 14:45 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Homenagens a Monteiro Lobato marcaram o Dia Nacional do Livro Infantil

O aniversário do escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil nacional, e Dia Nacional do Livro Infantil, ambos comemorados nesta segunda-feira (18), foram lembrados com várias atividades na Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã.

Alunos do primeiro ao quinto anos das Escolas Municipais Nelson João Sperandio e Sebastião Luiz de Oliveira tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco do universo mágico do “Sítio do Picapau Amarelo”, uma das principais obras de Monteiro Lobato, por meio de leitura dramática, encenação teatral e brincadeiras realizadas por servidores e alunos do curso de teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Pela manhã, os alunos da Escola Municipal Sebastião Luiz de Oliveira assistiram à leitura dramática de um trecho da obra “Sítio do Picapau Amarelo”, realizada pelo professor do curso de teatro Vradson Castro. Em seguida, a criançada se divertiu com brincadeiras relacionadas ao universo da literatura infantil.

À tarde, foi a vez dos alunos da Nelson João Sperandio conferirem uma interferência dos alunos do curso de teatro da SMCT, com uma cena adaptada da história “A Pílula Falante”, de Monteiro Lobato. Com esta turma, o professor Vradson Castro também promoveu brincadeiras para incentivar o gosto pela leitura.

Dia Nacional do Livro Infantil

Comemora-se em 18 de abril o Dia Nacional do Livro Infantil porque foi nesse dia e mês, em 1882, que nasceu Monteiro Lobato, considerado o primeiro escritor brasileiro a produzir uma literatura voltada para as crianças.

Essa data foi instituída em 8 de janeiro de 2002, e, desde então, é um dia para celebrar toda literatura voltada às crianças, e, por consequência, também é uma data para homenagear um importante escritor desse gênero, autor de clássicos que marcaram e ainda marcam gerações, como os volumes que constituem a coleção de narrativas ambientadas no “Sítio do Picapau Amarelo”.

Sua primeira obra destinada às crianças foi a narrativa “A menina do narizinho arrebitado”, publicada em 1920. A essa obra se somam outras 23, que, juntas, compõem o universo mágico ambientado no Sítio do Picapau Amarelo. Monteiro Lobato morreu em 1948.

Sala de Leitura Infantil

A Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã possui uma sala infantil para leitura e contação de histórias (somente para grupos escolares, mediante agendamento prévio). O acervo contabiliza 3626 livros de literatura infantil e infantojuvenil e 733 gibis. Dentre as coleções disponíveis estão: Fábulas, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Diário de um Banana, Grandes Invenções, Contos Clássicos, As mais Belas Histórias da Bíblia, Coleção Veredas, Vaga lume, Gibis Disney, Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acervo pode ser consultado pelo site da Prefeitura, acessando o link: http://189.76.192.100/pergamum/biblioteca/index.php.

Cadastro e empréstimo

O cadastro é gratuito. É necessário ser maior de 18 anos ou estar acompanhado do adulto responsável.

Levar os seguintes documentos:

- Documento pessoal com foto;

- Comprovante de residência