Lygia Fagundes Telles é homenageada na “Dica de Leitura” desta semana

Publicado em: 06/04/2022 15:36 | Fonte/Agência: Colaboração/Biblioteca Pública Municipal

Lygia Fagundes Telles é homenageada na “Dica de Leitura” desta semana

Este e outros livros de Lygia Fagundes Telles estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Pública Municipal

Nesta semana a “Dica de Leitura” da Biblioteca Pública Municipal homenageia

a grande escritora, Lygia Fagundes Telles, “a dama da literatura brasileira” que encerrou sua passagem por aqui no último dia 03 de abril, aos 98 anos de idade. Entre suas obras disponíveis no acervo da Biblioteca Pública, estão “Seminário dos Ratos”, “Antes do Baile Verde”, “Ciranda de Pedra”, “As meninas” e “A estrutura da bolha de sabão”, e “Venha ver o pôr- do-sol e outros contos”.

Nesta obra, Lygia narra a história de Ricardo e Raquel, um casal de ex – namorados. A partir do término do namoro, Ricardo inconformado com a separação e conhecendo o espírito aventureiro de Rachel, a convida para um último encontro em um cemitério abandonado.

Neste livro, a escritora ressalta a profundidade da alma humana, intensifica o caráter trágico da vida. Ora a morte é intensificada e supervalorizada, ora apresenta-se com um tom de obviedade, chegando à banalização.

O título desta obra é de suma importância para a compreensão do desenrolar da história. Apresentando um sentido conotativo sobre a vida, a autora a compara com o sol. O título apresentaria duplo sentido, significando o fim da vida, a morte, um prenúncio de tragédia.

A protagonista é convidada para contemplar seu próprio fim. Simbolicamente, este fato é dado pelo TEMPO ou momento escolhido para o desenvolvimento da narrativa: durante o pôr do sol.

A linguagem do conto não é difícil, constituída principalmente em diálogo entre Ricardo e Raquel. O tempo é breve, resumindo-se ao momento em que os dois estão no cemitério, onde toda a história se passa. Raquel é trancada na tumba e Ricardo vai embora.

Literatura Infantil

Título: “Amigo é Comigo”

Autor: Ana Maria Machado

Encontrar um amigo de verdade não é fácil. Manter uma amizade é complicado. Exige respeito, compreensão, bom humor e lealdade.

E quando a gente descobre que o amigo não é tão amigo assim?

Dói, cara! Dói de mais!

Entre festas, aulas, “brincadeiras” chatas, lá vão os adolescentes aprendendo e ensinando o que é a amizade.

Companheirismo, alegria, dúvidas, amizade, inimizade, agressividade, justiça, respeito, traição, ciúmes e muitos outros sentimentos e emoções são valores abordados nesta obra de Ana Maria Machado.

Venha conferir!

*SERVIÇO*

A *Dica de Leitura* é um serviço da Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã, que está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Consulte o nosso acervo de sua casa, pelo site da Prefeitura, acessando o link: http://189.76.192.100/pergamum/biblioteca/index.php

Endereço: Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio