Ibiporã está no Mapa do Turismo Brasileiro 2022

 

Publicado em: 06/04/2022 11:21 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/ SMCT / PMI (com informações da Paraná Turismo)

Whatsapp

 

Ibiporã está no Mapa do Turismo Brasileiro 2022

Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, um dos atrativos turísticos da cidade

Política municipal voltada ao turismo e participação junto às entidades governamentais e à IGR do Norte do Estado garante a cidade no Mapa

O Ministério do Turismo (MTur) acaba de divulgar o Mapa do Turismo Brasileiro de 2022 e Ibiporã e outros 17 municípios da região Norte do Paraná estão nele. A divulgação oficial da nova lista nacional foi feita no último dia 28/3. A Região Norte teve incluídos no Mapa 2022 os municípios de Alvorada do Sul, Arapongas, Assaí, Cambé, Centenário do Sul, Ibiporã, Jataizinho, Leópolis, Londrina, Porecatu, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Rolândia, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Sertaneja, Sertanópolis e Tamarana.

A inserção dos dados pela Prefeitura de Ibiporã foi feita em julho de 2021, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e teve uma atualização de documentos em março deste ano, com o envio de novos questionários à Paraná Turismo sobre a demanda turística no município, os projetos em andamento e planos de curto e médio prazos. O Mapa anterior se referia ao período de 2019-2021. Agora, após a inclusão, o cadastramento do município tem validade de um ano.

Com 15 regiões turísticas, o Paraná teve 210 cidades incluídas no Mapa 2022. Ele é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região.

“Integrar o Mapa do Turismo Brasileiro é imprescindível para ficar em consonância com os princípios da Política Nacional de Turismo e, assim, estar apto à captação de recursos do governo federal, o que nos auxilia a profissionalizar a gestão turística, além de estruturar e promover os destinos paranaenses”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Everton Souza.

CRITÉRIOS PARA INCLUSÃO – Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria Federal nº 41/2021. Um deles é possuir um órgão responsável pelo setor de turismo e orçamento definido para investimentos.

Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur (um cadastro de prestadores de serviço e estabelecimentos), a fim de certificar ao turista que o serviço é regularizado e confiável. Em Ibiporã, 19 empresas estão com Cadastur ativo e dessa forma sendo divulgadas em sites de turismo.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) ativo e ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, as administrações públicas devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo (IGR). Aqui na região é a Adetunorp (Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Norte do Paraná).

Segundo o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, a atividade turística vem se destacando, nos últimos anos, no crescimento e desenvolvimento da economia regional. “A Paraná Turismo entende como importantíssima a regionalização do turismo e por isso sensibilizou e incentivou os municípios através das IGRs, transformando-os em atores turísticos e fortalecendo o turismo regional do Estado”, disse.

por: Jaime Kaster/ SMCT / PMI (com informações da Paraná Turismo)

Fotos na Galeria: Ibiporã no Mapa, a nave da Igreja Matriz, o Museu do Café, capela rural na Água dos Cágados (que integra o Circuito das Capelas) e o Rio Tibagi

Veja mais detalhes sobre os municípios no Mapa 2022 no site da Paraná Turismo - https://www.paranaturismo.pr.gov.br/Noticia/Parana-integra-novo-mapa-do-Ministerio-do-Turismo-com-210-cidades-e-15-regioes-turisticas