Artesãs mostram técnicas durante oficinas aprovadas no edital da lei Aldir Blanc

Publicado em: 04/04/2022 11:46 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Mulheres participam da oficina gratuita de flores e artesanato em feltro/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Fios, cola quente, agulhas, pérolas, feltro e muita criatividade. Os últimos dias foram de aprendizado e muito artesanato na Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã. Na quarta, quinta e sexta (29, 30 e 21) ocorreram as oficinas de personalização de chupetas e calçados para bebês e a de flores e artesanato em feltro. As atividades foram ofertadas gratuitamente pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), e fazem parte das apresentações dos projetos vencedores do edital emergencial “Projeto Cultura Respira + Ibiporã” para o setor cultural através da lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020, de apoio ao setor cultural criada para minimizar os impactos da pandemia de covid-19).

Na oficina de personalização de adereços para bebês, as alunas aprenderam a decorar chupetas e sapatinhos. “Os acessórios decorados para bebês estão em alta. As mães gostam muito. Dá para enfeitar mamadeiras, faixas de cabelo, laços, escovas, meias”, exemplifica a artesã Cintia Regina de Camargo, instrutora da oficina.

Assim como muitos artistas, artesãos e produtores culturais, Cintia teve a renda duramente impactada pela pandemia do novo coronavírus. O recurso federal recebido foi de grande ajuda para adquirir materiais e continuar trabalhando. “As vendas caíram bastante e precisei da ajuda financeira de amigos. Tenho sempre que estar aprimorando minha técnica para “encher” os olhos dos clientes. O auxílio do Governo foi muito bem vindo”, enfatiza a artesã.

Já na oficina de flores e artesanato em feltro, realizada durante dois dias, as mulheres aprenderam a confeccionar uma guirlanda decorada com flores e folhas em feltro, e enfeites com a temática da Páscoa. “Trabalho desde a adolescência com artesanato, mas é a primeira vez que ministro oficinas. Gostei da experiência. É gratificante repassar o que sabemos para os outros. E as participantes foram muito acolhedoras, aplicadas e pacientes comigo”, elogiou a artesã Kátia Regina Bijega.

Geração de renda

Com ou sem experiência em artesanato, a maioria das mulheres participantes das duas oficinas, vislumbram nos conhecimentos adquiridos uma oportunidade de desenvolvimento profissional e geração de renda. A dona de casa Elisângela Pereira Mascarenha da Silva tem uma doença nos olhos que dificulta a realização de algumas funções. “Por conta do ceratocone é difícil conseguir trabalho com carteira assinada. Ouvi o carro de som anunciando a oficina de acessórios decorados para bebês e me interessei porque posso trabalhar de casa e obter um dinheiro extra”, comenta Elisângela.

Algumas artesãs participaram das oficinas para aprender novas técnicas e diversificar os produtos a serem ofertados à clientela. “Faço artesanato em bambu, papel machê e macramê. Com o feltro nunca trabalhei e, por isso, me inscrevi na oficina. Este tipo de atividade é excelente, pois oportuniza novos aprendizados, troca de experiências, lazer, integração”, ressalta a artesã Doris Martins.

Próximas oficinas

As oficinas gratuitas de artes e artesanato ofertadas pela SMCT e viabilizadas com recursos da Lei Aldir Blanc seguem durante o mês de abril. As inscrições abrem dia 11 e devem ser feitas presencialmente na Biblioteca Pública Municipal (Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio). É necessário apresentar um documento de identificação com foto. Horário de atendimento – segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Não é necessário conhecimento prévio para participar das oficinas.

Mais informações: 31780202.

Confira:

19 e 20/04 – Oficina de Inicialização na Arte do Vitral

Artista: Rinaldo Germinaro

Horário: 13h30 às 17 horas

Local: Ateliê do artista: Rua Vicente Machado, 540

Idade mínima: 18 anos

Inscrições: até o dia 18/04, na Biblioteca Pública Municipal

27 e 28/04 – Oficina de Artesanato (patchwork em tecido - decoração de itens para bebês)

Artista: Rosana Maria

Horário: 13 às 17 horas

Local: Biblioteca Municipal