Mulheres participam da oficina gratuita de flores e artesanato em feltro/Caroline Vicentini/SMCT/PMI
Fios, cola quente, agulhas, pérolas, feltro e muita criatividade. Os últimos dias foram de aprendizado e muito artesanato na Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã. Na quarta, quinta e sexta (29, 30 e 21) ocorreram as oficinas de personalização de chupetas e calçados para bebês e a de flores e artesanato em feltro. As atividades foram ofertadas gratuitamente pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), e fazem parte das apresentações dos projetos vencedores do edital emergencial “Projeto Cultura Respira + Ibiporã” para o setor cultural através da lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020, de apoio ao setor cultural criada para minimizar os impactos da pandemia de covid-19).
Na oficina de personalização de adereços para bebês, as alunas aprenderam a decorar chupetas e sapatinhos. “Os acessórios decorados para bebês estão em alta. As mães gostam muito. Dá para enfeitar mamadeiras, faixas de cabelo, laços, escovas, meias”, exemplifica a artesã Cintia Regina de Camargo, instrutora da oficina.
Assim como muitos artistas, artesãos e produtores culturais, Cintia teve a renda duramente impactada pela pandemia do novo coronavírus. O recurso federal recebido foi de grande ajuda para adquirir materiais e continuar trabalhando. “As vendas caíram bastante e precisei da ajuda financeira de amigos. Tenho sempre que estar aprimorando minha técnica para “encher” os olhos dos clientes. O auxílio do Governo foi muito bem vindo”, enfatiza a artesã.
Já na oficina de flores e artesanato em feltro, realizada durante dois dias, as mulheres aprenderam a confeccionar uma guirlanda decorada com flores e folhas em feltro, e enfeites com a temática da Páscoa. “Trabalho desde a adolescência com artesanato, mas é a primeira vez que ministro oficinas. Gostei da experiência. É gratificante repassar o que sabemos para os outros. E as participantes foram muito acolhedoras, aplicadas e pacientes comigo”, elogiou a artesã Kátia Regina Bijega.
Geração de renda
Com ou sem experiência em artesanato, a maioria das mulheres participantes das duas oficinas, vislumbram nos conhecimentos adquiridos uma oportunidade de desenvolvimento profissional e geração de renda. A dona de casa Elisângela Pereira Mascarenha da Silva tem uma doença nos olhos que dificulta a realização de algumas funções. “Por conta do ceratocone é difícil conseguir trabalho com carteira assinada. Ouvi o carro de som anunciando a oficina de acessórios decorados para bebês e me interessei porque posso trabalhar de casa e obter um dinheiro extra”, comenta Elisângela.
Algumas artesãs participaram das oficinas para aprender novas técnicas e diversificar os produtos a serem ofertados à clientela. “Faço artesanato em bambu, papel machê e macramê. Com o feltro nunca trabalhei e, por isso, me inscrevi na oficina. Este tipo de atividade é excelente, pois oportuniza novos aprendizados, troca de experiências, lazer, integração”, ressalta a artesã Doris Martins.
Próximas oficinas
As oficinas gratuitas de artes e artesanato ofertadas pela SMCT e viabilizadas com recursos da Lei Aldir Blanc seguem durante o mês de abril. As inscrições abrem dia 11 e devem ser feitas presencialmente na Biblioteca Pública Municipal (Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio). É necessário apresentar um documento de identificação com foto. Horário de atendimento – segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Não é necessário conhecimento prévio para participar das oficinas.
Mais informações: 31780202.
Confira:
19 e 20/04 – Oficina de Inicialização na Arte do Vitral
Artista: Rinaldo Germinaro
Horário: 13h30 às 17 horas
Local: Ateliê do artista: Rua Vicente Machado, 540
Idade mínima: 18 anos
Inscrições: até o dia 18/04, na Biblioteca Pública Municipal
27 e 28/04 – Oficina de Artesanato (patchwork em tecido - decoração de itens para bebês)
Artista: Rosana Maria
Horário: 13 às 17 horas
Local: Biblioteca Municipal
Idade mínima: 16 anos
Inscrições: até o dia 25/04, na Biblioteca Pública Municipal
27, 28 e 29/04 – Oficina de Inicialização ao Mosaico
Artista: Giuliana Pelisson
Horário: 14h30 às 16h
Local: Casa de Artes e Ofícios Paulo VI (R. Primeiro de Maio, 224)
Idade mínima: 16 anos
Inscrições: até o dia 25/04, na Biblioteca Pública Municipal