Visitantes de Portugal e Guiné Bissau nos museus e na Casa de Artes

Publicado em: 29/03/2022 16:04 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/ Secretaria de Cultura e Turismo/ PMI

A portuguesa Isabel Barata (dir.), de Lisboa, com a sra. Elizete de Oliveira Marquetti, de Ibiporã, em visita ao Museu Histórico, recebidas pelo servidor Jaime Kaster (à dir.)

Entre o público que visita os museus de Ibiporã e a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, recebemos vez ou outra pessoas de outros países, que, acompanhados de amigos em Ibiporã, vêm conhecer um pouco de nossas riquezas e nossa história.

No dia 7 de fevereiro o padre Raúl Pontecó, do PIME, que desenvolve missão na Guiné Bissau (África) esteve visitando a Casa de Artes. Ele trabalha na diocese onde o bispo Dom Pedro Zilli, de Ibiporã, atuou até a sua morte, em 2021. Veio acompanhado do Sr. Francisco Martins, de Ibiporã, que era amigo de Henrique Aragão.

Na semana passada uma turista portuguesa, da cidade de Lisboa, a Sra. Isabel Barata, esteve conhecendo os Museus Histórico e do Café, e também a Casa de Artes. Veio com a amiga Elizete de Oliveira Marquetti, de Ibiporã, que é neta de pioneiros da cidade (Marcos Marquetti e Diógenes Batista de Oliveira, este último, ferroviário, que morava em uma das casas da estação).

Isabel Barata, de Portugal, quis conhecer detalhes relacionados ao café, à colonização da região Norte do Paraná e à culinária da nossa região, motivo pelo qual recebeu um livro Cozinha do Pioneiro, editado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Elas foram recebidas pelos servidores Jaime Kaster e Cida Ribeiro.

Também na semana passada uma família de Londrina esteve conhecendo a Casa de Artes e o Museu do Café. Thiago Augusto Fernandes, Vivian Jorgini e suas filhas Sophia e Isabela passearam pelos ambientes da casa e se maravilharam com as esculturas ao ar livre.

HORÁRIOS

Os Museus e a Casa de Artes de Ibiporã são mantidos pela Prefeitura Municipal e administrados pela Secretaria de Cultura e Turismo. O Museu do Café (localizado na antiga Estação Ferroviária, Av. Mário de Menezes, 1113) e a Casa de Artes (Rua 1º de Maio, 224) estão abertos à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Já para visitas ao Museu Histórico e de Artes (MHAI - Av. Dom Pedro II, 368), que é um museu de reserva técnica, de acervo documental e guarda de objetos, é importante fazer agendamento prévio pelos telefones (43) 3178-0215/ 3178-0216. O horário de atendimento no MHAI também é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.