Ibiporã participa do Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (Fenta)

 

Publicado em: 18/01/2022 09:46 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Whatsapp

 

Ibiporã participa do Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (Fenta)

Emerson Betiati concorrerá com o monólogo “Camarim” no 14º Fenta/Divulgação

Ibiporã marca presença esta semana no 14º Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (Fenta).  A Cia. EB de Teatro foi a única companhia do Sul do país a ser selecionada para a mostra competitiva, com o monólogo "Camarim", escrito, dirigido e encenado pelo professor do curso de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), Emerson Betiati.

Mais de 60 grupos inscreveram-se para o Fenta 2022, que acontecerá de 20 a 23 de janeiro, de maneira presencial. Dezesseis foram selecionados para o Festival, representando seis estados brasileiros (Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo). Os espetáculos, que são voltados aos públicos adulto e infantil, serão apresentados gratuitamente à população em três espaços culturais da cidade. O Fenta também ofertará, gratuitamente, 13 oficinas de capacitação nos bairros de Governador Valadares, entre elas, circo, dança, teatro, e artesanato. A novidade fica por conta de uma oficina ser ministrada no formato online.

O Fenta é um dos primeiros festivais de teatro do país a ocorrer presencialmente após o início da pandemia de Covid-19. O ano passado a edição do festival não aconteceu por conta da pandemia do novo coronavírus.

O monólogo “Camarim” será encenado na sexta-feira (21), às 22 horas, no Teatro Imaculada. O ator e artista plástico Vradson Castro, também professor do curso de Teatro da SMCT, é responsável pela iluminação e sonoplastia da peça.

O 14ª Fenta é uma realização da Cia de Artes Asas do Invento, de Governador Valadares, e apoio da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCELT) e com a Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc.

 

Sobre o monólogo “Camarim”

O espetáculo “Camarim”, cuja estreia ocorreu em 2017, é um convite ao público para entrar no mundo pessoal e íntimo que existe em um camarim. Não o camarim físico, com espelhos e luzes, mas o camarim psicológico que existe dentro das cabeças de todos os atores.

Utilizando as linguagens do meta-teatro e do teatro dança, o público acompanha as mudanças físicas e psicológicas, as reflexões, a ansiedade e a adrenalina que antecedem a entrada de um ator em cena. Testemunham como a felicidade, o prazer e o desgaste do ofício de interpretar se misturam e se completam.

Como em um ritual, a cada sinal que toca marcando o início do espetáculo, a respiração, os batimentos, os princípios e valores se alteram. O ator vai se transformando em uma tela em branco pronta para ser preenchida com as cores e valores da personagem que interpreta. “Atuar não é um trabalho de construção de personagem, mas de decomposição de ator.”

Pelas suas participações em festivais no Brasil e na América Latina o espetáculo “Camarim” acumula oito premiações.

 

FICHA TÉCNICA

 

  • TEXTO, DIREÇÃO, SONOPLASTIA E INTERPRETAÇÃO: Emerson Betiati
  • CRIAÇÃO: Emerson Betiati e Jean Jacque Lemetré (Theatrodusoleil)
  • ILUMINAÇÃO e SONOPLASTIA: Vradson Castro
  • PREPARAÇÃO CORPORAL/DANÇA: Melina Oliveira (Escola Ballet Bolshoi Brasil)

 

Sobre a Cia. EB de Teatro

A Cia. EB de Teatro foi criada em 1.992 pelo ator, diretor e produtor Emerson Betiati e tem como sede o município paranaense de Ibiporã. Com mais de 40 peças no currículo, a companhia representou a cidade em diversos festivais e eventos no Brasil e América Latina e já conquistou cerca de 50 prêmios em diversas áreas das artes cênicas.

 


Imagens