Projeção mapeada foi uma das atrações de encerramento do "Natal de Paz e Luz 2021"/Caroline Vicentini e Jaime Kaster/SMCT/PMI e Vanderson Luperini/Pas
A última semana da programação do “Natal de Paz e Luz” de Ibiporã foi celebrada com belas músicas religiosas e um espetáculo de som, luzes, cores e imagens projetadas na fachada da Paróquia Nossa Senhora da Paz. A projeção mapeada e a apresentação de corais da paróquia ocorreram nas noites dos dias 20, 21 e 22.
Na segunda (20), o Grupo Rainha dos Apóstolos apresentou-se nas escadarias da Igreja Matriz. Na terça (21), foi a vez do Grupo São Miguel Arcanjo. Na quarta-feira (22), o Coral Santa Cecília levou mensagens de fé, amor e esperança por meio das canções.
Na ocasião, o prefeito José Maria, a primeira-dama e coordenadora do Projeto Natal, Eliana Eik Ferreira, e a secretária municipal de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, fizeram o seu agradecimento a todos os que trabalharam e colaboraram para o sucesso dos eventos na Praça Pio XII e a toda a população que prestigiou e participou da programação, que iniciou no dia 04/12 e se encerrou no dia 22 de dezembro.
Além das palavras dos representantes da Administração Municipal, o padre José Luis Primão, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, também dirigiu a sua mensagem de Natal aos presentes e deu a benção a todos os ibiporaenses.
Projeção Mapeada
Uma das atrações do “Natal de Paz e Luz” de Ibiporã foi a projeção mapeada na fachada da Igreja Matriz de Ibiporã – Paróquia Nossa Senhora da Paz. O espetáculo de som, luzes, cores e imagens projetadas na igreja, que é um dos maiores ícones do Município, contou a história de Natal que relata o nascimento de Jesus, mesclada com a participação lúdica de uma criança e de idosos que apresentam os desejos mais sinceros de que a união, o amor, a esperança e a generosidade ocupem espaço em todos os corações.
A projeção mapeada foi uma solicitação da coordenadora geral do Projeto do Natal 2021, a primeira-dama e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira. A criação foi da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã – criação e edição de Ailton Jesus Oliveira; roteiro e assessoria teatral de Emerson Betiati; imagens: Vradson Castro; e Coordenação geral da secretária de Cultura, Lourdes Narcizo. O tempo aproximado da projeção foi de 20 minutos.
Recursos da Lei Aldir Blanc
O espetáculo da projeção mapeada foi viabilizado em parte com recursos da Lei Aldir Blanc, a Lei Federal 14.017 / 2020, também chamada de Lei de Emergência ao Setor Cultural, que foi criada com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia sobre a classe artística. A empresa CM Souza, de Ibiporã, que recebeu recursos da Lei Aldir Blanc no Edital de 2020, prestou a contrapartida nesses três dias de projeção mapeada, com os equipamentos de sonorização e iluminação.
“Natal de Paz e Luz”
O “Natal de Paz e Luz 2021” foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio da APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família), das Secretarias Municipais de Obras, Saúde, Assistência Social, SAMAE e Departamento de Trânsito, e de entidades sociais, órgãos de segurança e o comércio local, representado pela ACEIBI (Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã).
A programação iniciou no último dia 4 de dezembro, com shows e apresentações diárias no palco da Praça Pio XII e as exibições no centro da praça se encerraram no domingo (19/12), com o show da dupla João Márcio & Fabiano, que foi uma contrapartida da dupla pelos recursos recebidos da Lei Aldir Blanc em 2020.