Ronaldo Corrêa da Costa no espaço do Museu Histórico
Alguns pioneiros de Ibiporã e seus familiares têm visitado o Museu Histórico e de Artes (MHAI), que é mantido pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em busca de reencontrar seu passado, trazer ou identificar fotografias de família, doar objetos para o acervo do museu ou mesmo para conhecer melhor a história local, por meio de depoimentos e imagens.
Uma nobre visita que recentemente recebemos foi de Ronaldo Corrêa da Costa, nascido em Ibiporã em 1952 e filho do pioneiro La Fontaine Corrêa da Costa, homem público de grande contribuição para o Município, que atuou nas áreas da saúde, no comércio e na política – foi vereador por dois mandatos, nas gestões Ciro Ibirá de Barros (1963-1969) e Antonio Arrabaça Ribeirete (1973-1977).
“SEU CORRÊA”
Magro, alto, geralmente de chapéu e sempre de bigode nas fotografias em que aparece em inaugurações importantes na cidade, La Fontaine Corrêa veio de Minas Gerais e foi casado com Lúcia Gomes Torres, com quem viveu até 2005, quando faleceu em Ibiporã, aos 94 anos. Ajudou o poder público desde que chegou na cidade. Em 1947, na gestão do prefeito Alberto Spiacci, foi nomeado como agente de saneamento público municipal, função que desempenhou até 1984. Na sua residência funcionou o primeiro Posto de Puericultura do município (auxílio à saúde infantil). Muito popular, “Seu Corrêa”, como era chamado, também era conhecido por sua benevolência, transportando em seu Jeep Willys 1951 medicamentos e médicos que atendiam os moradores da zona rural.
ENTREVISTA
Ronaldo Corrêa é esposo de Tânia Regina Vieira, também de família pioneira da cidade: é neta da professora Aracy Salinet Vieira. Ronaldo trabalhou por muitos anos com laticínios, transportes e nos últimos 12 anos como empregado trabalhou no Colégio Sônia Marcondes.
Recebido no Museu pelo jornalista Jaime Kaster, Ronaldo ajudou a identificar dezenas de fotografias do acervo histórico, das décadas de 1960 e 1970, e concedeu uma entrevista em vídeo que será utilizada, junto com a de outros pioneiros, nos próximos projetos de recuperação da memória local.
Um agradecimento do MHAI à família por toda a contribuição dada ao longo da história de Ibiporã!
A seguir, legenda de algumas fotos (do Acervo do MHAI) deste post:
- Casa de La Fontaine Correia e Posto de Puericultura de Ibiporã (da LBA), gestão Alberto Spiacci (1947-1951)
- Família no Jeep 1951 - La Fontaine Corrêa da Costa, a esposa Lúcia Gomes Torres (d) e Geraldo Gomes Torres (atrás); as crianças: La Fontaine Filho e Ronaldo Corrêa da Costa; na janela atrás do jipe, Armando Basso
- Em cerimônia municipal: Jamil Sacca, Nelson Sperandio e La Fontaine Corrêa
(Por: Jaime Kaster / MHAI / SMCT / Fotos: Ailton Jesus/ SMCT)