Em visita ao MHAI, pioneiro se encanta com fotografias históricas de seu pai, o 1º delegado de Ibiporã

Publicado em: 27/10/2021 16:20 | Fonte/Agência: Jaime Kaster - MHAI/ Secretaria de Cultura e Turismo/ PMI

O filho Maurílio, o pioneiro Alcindo Teixeira (c) e Jaime Kaster, que os recebeu

Alguns pioneiros de Ibiporã e familiares têm vindo ao Museu Histórico e de Artes (MHAI), que fica ao lado do Cine Teatro Padre José Zanelli, para reencontrar seu passado, trazer fotografias de família ou objetos e também em busca de conhecer melhor a história local. O museu é mantido pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Recentemente recebemos a visita do Sr. Alcindo Teixeira, 84 anos, filho do 1º delegado de Ibiporã, Indalécio Pinto Teixeira, e de Dona Maximiliana Maria Teixeira. Alcindo nasceu em Ibiporã, em 1937, quando a vila tinha poucas casas. Casado com Terezinha Teixeira, tiveram quatro filhos e hoje ele é viúvo e mora na casa de um dos filhos, Maurício, em Londrina. Veio visitar o museu acompanhado do filho Maurílio, de Ibiporã (foto), e adorou rever fotografias de seu pai e objetos da época de sua infância. Recebeu de presente dois livros sobre a história de Ibiporã e foram recebidos pelo jornalista Jaime Kaster, que registrará seus depoimentos em vídeo para os projetos de recuperação da memória local.

FAMÍLIA TINHA PENSÃO E AÇOUGUE

O pai de Alcindo, Indalécio Pinto Teixeira, foi o primeiro delegado de Ibiporã, conforme consta no “Compêndio Histórico Ibiporã” (vol. 1, p. 28). Ele e a esposa Maximiliana mantinham uma pensão que recebia os viajantes que chegavam à cidade no final da década de 1930 – também a primeira pensão da cidade, segundo o “Compêndio” (p. 31). Ela ficava no imóvel da família, na esquina da Avenida Paraná com a Rua André Sert, de frente para o terreno onde funcionou por muitos anos a Casa Rosan.

Numa época em que os comerciantes prestavam vários serviços diferentes à comunidade, Indalécio é citado também como um dos açougueiros pioneiros de Ibiporã, juntamente com José Peretti, Artur Augusto Pires e Pedro Pelisson. Era comprador de gado e seu açougue funcionava junto à pensão.

Em uma página do jornal “Paraná-Norte”, de 1937, que era rodado em Londrina, Indalécio (na foto) é mencionado como subdelegado, “a quem Ibiporã muito deve pela sua honesta atividade”. Envolvido com a comunidade, Indalécio foi também vereador, eleito na primeira legislatura (1947-1951), quando o prefeito era Alberto Spiaci. Em fotografias do acervo do Museu Histórico ele aparece com outros vereadores na inauguração de espaços, como de uma escola municipal na Água das Abóboras (em 1949), e em outra, na inauguração do Hospital Cristo Rei (em 1956).

PERSONAGENS DAS FOTOGRAFIAS DE 1949 e 1956:

Nessa foto da inauguração da escola, em 1949, Indalécio, de bigode, aparece de casaco listrado e gravata, em pé, atrás do homem com o cachimbo. Nesta imagem, podemos ver vários outros personagens importantes da época, como o prefeito Alberto Spiaci (ao centro, de terno branco), o padre Leone Gervasoni, os vereadores José Pires de Godoy e Gino Peretti, Antônio de Souza (Secretário da Prefeitura). Os outros vereadores naquela gestão (1947-1951) eram Hiro Vieira (presidente da Câmara), Ronat Walter Sodré, Voltareno Figueira, Ângelo Maggi, José de Almeida Paiva, Otacílio Manoel da Costa, Urgel Nalin, Alberto Sperandio, Eduardo Diniz e Orlando Pelisson.

Já o registro da inauguração do Hospital Cristo Rei (em 1956) tem a legenda atrás, o que facilita a identificações de alguns desses "heróis" das primeiras décadas de Ibiporã, como os médicos Henrique Alves Pereira e seu filho José Justino Alves Pereira, entre outros. Veja os demais personagens no verso da fotografia, que compartilhamos com vocês para enriquecer ainda mais a história do Município!

(Fotos: Acervo do MHAI/ Por: Jaime Kaster - MHAI/ SMCT/ PMI)