“Galhofa Brasileira” é apresentada para alunos de colégio estadual

Publicado em: 25/10/2021 11:02 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

“Galhofa Brasileira” é apresentada para alunos de colégio estadual

“Galhofa Brasileira” foi apresentada no Colégio Estadual Teotônio Vilela/Divulgação/SMCT/PMI

Uma plateia atenta e participativa formada por cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Teotônio Vilela, em Ibiporã, assistiu na sexta-feira (22) ao espetáculo “Galhofa Brasileira”. A peça é encenada pelos professores Emerson Betiati e Vradson Castro, do Curso de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

“Galhofa Brasileira” faz uma viagem pelo folclore brasileiro, por meio das lendas, músicas, parlendas, ditos populares e adivinhações. O humor, a alegria, o colorido, sincretismo religioso e o misticismo do folclore brasileiro estão presentes na interpretação dos professores/atores, objetos, no cenário e na sonoplastia do espetáculo. O texto e a direção são de Emerson Betiati, que divide a produção com Vradson Castro. A operação de sonoplastia é da aluna Xerolen de Oliveira.

O novo espetáculo já foi apresentado para diferentes públicos, tais como professores da Rede Municipal de Ensino, alunos e professores do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí, durante a programação da 15ª Primavera dos Museus”, e crianças, adolescentes e idosos atendidos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), coordenado pela Secretaria de Assistência Social.

A iniciativa faz parte do projeto da SMCT de descentralização da cultura, promovendo ações culturais gratuitas, democráticas e de qualidade para toda a população do município, tendo como objetivo a formação cultural do cidadão.