Cultura inicia projeto de musicalização para crianças e adolescentes do SCFV e Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 20/10/2021 12:02 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Crianças e adolescentes atendidos pelo SCFV em aula de violão e teclado

Preocupada em possibilitar a ampliação do universo artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadão, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), está oferecendo aulas de musicalização para crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e também para alunos dos terceiros e quartos anos de três escolas municipais.

No SCFV, as aulas semanais de canto coral e instrumentos musicais (teclado, violão, percussão e instrumentos de sopro) começaram a ser ofertadas há cerca de um mês para 90 crianças e adolescentes entre sete e 14 anos cujas famílias são referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As aulas, ministradas pelos professores Jonas Aguiar e Amós Lopes, estão ocorrendo nas três unidades do SCFV (Ambiental, Centro e Taquara do Reino). “A ideia é tornar a música parte do cotidiano das crianças e de sua formação enquanto indivíduos, para que possam desenvolver aspectos cognitivos e habilidades, seu relacionamento interpessoal e humano”, explica Aguiar. Segundo o professor, o objetivo é, por meio da aprendizagem musical, formar uma banda municipal com jovens e adultos de Ibiporã para se apresentar em solenidades cívicas.

O coordenador do SCFV para crianças e adolescentes, José Tiago Gomes de Oliveira, destaca que além de aprender a tocar instrumentos, os usuários estarão internalizando valores que farão a diferença na sua trajetória social. “Com as aulas de musicalização, a maioria dos alunos está tendo a primeira oportunidade de contato com um instrumento musical. É uma excelente oportunidade para construção de novos valores, conhecimentos, proporcionar a interação e a harmonia entre eles através de aulas coletivas onde a ajuda mútua é o fator principal, além de estimular a descoberta de novos talentos”, frisa Oliveira.

Aulas de canto coral na Rede Municipal de Ensino

Alunos dos terceiro e quarto anos das Escolas Municipais Professor Nelson João Sperandio (Miguel Petri), M. H. Alencar Castelo Branco (Taquara do Reino) e do Complexo Educacional Municipal Pref. Alberto Spiaci (Vila Esperança) também iniciaram recentemente as aulas semanais de canto coral. Futuramente também serão inseridas as aulas de flauta doce e violão. A proposta, conforme o professor Jonas Aguiar, é ampliar as aulas de música para os estudantes de todas as instituições da Rede Municipal de Ensino. “Estudos comprovam que o aprendizado da música traz vários benefícios no rendimento escolar dos alunos, tais como o desenvolvimento da concentração, a memória, o raciocínio, a expressão, criatividade, além melhorar o comportamento e a interação social”, cita Aguiar.

"De forma a complementar a formação do cidadão integral, que transborda os conhecimentos pedagógicos, a união entre tecnologia, esporte e cultura é a fórmula ideal para essa realização. Em Ibiporã, na gestão do prefeito José Maria, temos essa possibilidade, de andar de mãos dadas com a Cultura, e por meio de várias iniciativas, em especial, do teatro e da música, expandir o horizonte das nossas crianças, tornando-as seres humanos muito melhores”, enaltece o secretário de Educação, Antonio Prata Neto.

“Ageless - Musicalização na Terceira Idade”

Não são apenas as crianças e adolescentes do SCFV que estão tendo a oportunidade de se educar musicalmente. Desde junho, os frequentadores do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participam do projeto “Ageless – musicalização na Terceira Idade”, por meio das aulas de canto/coral.

As aulas também são ministradas pelos professores Jonas e Amós. Durante os ensaios, os idosos fazem atividades de relaxamento corporal, aquecimento vocal, indicação de repertório, escuta e canto coletivo. “Além de ser uma ferramenta de musicalização, o canto/coral trabalha também a interação social, elevação da autoestima e a promoção do bem-estar físico e psicológico (melhora da concentração, fortifica a memória, aumenta a capacidade respiratória e melhora a qualidade vocal)”, enfatiza Aguiar.

O grupo de canto coral vem se apresentando em eventos promovidos pela administração municipal e ganhando muitos elogios.