Da série "Artistas de Ibiporã":
Megan Fratoni é mais um jovem talento ibiporaense nas artes plásticas. Aos 18 anos, a estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenha desde pequena. “Sempre gostei de apreciar a natureza. Cresci frequentando bastante as casas das minhas avós e curtia desenhar as plantas que elas tinham”, recorda-se.
Aos 12 anos, Megan matriculou-se no curso de desenho ofertado pela Fundação Cultural de Ibiporã (FCI). “Frequentei as aulas por pouco mais de um ano, e foi uma época de muito aprendizado, pude aprender sobre regras, técnicas. Eu lembro que em umas das primeiras aulas o professor mostrou qual era o lápis específico para desenho. Eu melhorei muito as minhas habilidades no curso, sem dúvida”, comenta a estudante.
Nos cadernos de esboços, predominam os desenhos de rostos de artistas, personagens de filmes e animes (animações japonesas). “Aprecio a estética realista. Gosto de desenhar pessoas, rostos. Eu sinto uma paz ao reproduzir o que eu vejo e me inspira. Por isso gosto tanto de rosto, pois cada um possui um traçado único”, revela a artista plástica.
A jovem utiliza diferentes materiais (grafite, lápis de cor, tinta a óleo, aquarela) para criar a sua arte, mas a preferência é pela tinta a óleo (por ser mais demorada para secar; maior facilidade para misturar as cores, fazer sobreposição). Mais recentemente, a estudante começou a trabalhar com arte digital. “Como ainda não tenho tablet ou uma mesa digital, utilizo um aplicativo gratuito para desenhar no meu smartphone mesmo. Também sigo a estética mais realista, mas gosto de fazer experimentações. A vantagem da arte digital é que ela é mais fácil de ser comercializada, visto que você não precisa estar fisicamente próximo ao cliente para entregar o seu trabalho”, argumenta Megan.
Seja se expressando por meio da arte tradicional ou digital, o sonho da jovem ibiporaense é viver de sua arte e conhecer o mundo. “Gostaria de trabalhar com algum artista que eu admiro e aprimorar minha técnica com tinta a óleo. Um sonho? Viver da minha arte e viajar muito. Adoraria conhecer a Grécia. Imagina poder desenhar, pintar, contemplando os templos gregos!”, fantasia Megan.
Megan Fratoni publica alguns trabalhos e processos nos perfis dela nas redes socais: @megan.artes (Instagram) e @meganzita (Tik Tok).
Confira a reportagem com Megan Fratoni em nosso canal no You Tube: https://youtu.be/QbBjYFuKWsI