Semana do Idoso com muita música, dança, teatro e animação

Publicado em: 01/10/2021 16:36 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Semana do Idoso com muita música, dança, teatro e animação

Grupo de canto coral do CCI em apresentação no Lar Padre Leone

A Semana do Idoso (27/09 a 01/10) foi comemorada com teatro, música, dança e muita animação em Ibiporã. Os idosos mostraram todo o talento artístico nas apresentações do grupo de canto coral do Centro de Convivência do Idoso (CCI), ensaiado pelo professor Jonas Aguiar, do Ceforma, Escola de Música da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), e dançando ao som das músicas apresentadas pelos professores do Ceforma.

O grupo de canto coral do CCI apresentou-se se na quinta-feira (30) na Praça Pio XII, e na sexta-feira (01/10), Dia Internacional da Pessoa Idosa, para os idosos do Lar Padre Leone (asilo).

Como parte da programação, os idosos também assistiram a uma palestra sobre saúde mental na velhice, com o psiquiatra Rafael Gomes, e à peça teatral “Galhofa Brasileira”, novo espetáculo encenado pelos professores Emerson Betiati e Vradson Castro, do curso de Teatro da SMCT. Apresentado no palco do Cine Teatro Padre José Zanelli na terça-feira (28), o espetáculo também foi assistido por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e moradores em situação de rua atendidos pelo projeto “Mãos que Acolhem”, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Semana do Idoso foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ibiporã (CMDPI), com o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Cultura e Turismo, Educação e Esporte e Lazer.

Dia Internacional do Idoso

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1991 o 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

Essa data também marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, no ano de 2003. O Estatuto visa à garantia dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.