“Galhofa Brasileira” é encenada pelos professores Emerson Betiati e Vradson Castro. Divulgação/SMCT/PMI
“Galhofa Brasileira”, novo espetáculo encenado pelos professores Emerson Betiati e Vradson Castro, do Curso de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), foi apresentado nesta terça-feira (28), no Cine Teatro Padre José Zanelli, para um público atendido pelos serviços ofertados pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria de Assistência Social.
Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCI) e moradores em situação de rua atendidos pelo projeto “Mãos que Acolhem” assistiram à peça teatral que faz uma viagem pelo folclore brasileiro, por meio das lendas, músicas, parlendas, ditos populares e adivinhações.
O humor, a alegria, o colorido, sincretismo religioso e o misticismo do folclore brasileiro estão presentes na interpretação dos professores/atores, objetos, no cenário e na sonoplastia do espetáculo.
O texto e a direção são de Emerson Betiati, que divide a produção com Vradson Castro. A operação de sonoplastia é da aluna Xerolen de Oliveira.
A apresentação integra a programação preparada pela Secretaria de Assistência Social para celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1 de outubro.
O espetáculo “Galhofa Brasileira” também esteve na programação da “15ª Primavera dos Museus”, realizada no período de 20 a 24 de setembro pela SMCT. A peça foi apresentada para um grupo de alunos e professores do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí, que estiveram em Ibiporã para visitar os espaços de cultura e memória do município.