Balanço da 15ª Primavera dos Museus em Ibiporã. Confira fotos:

Publicado em: 28/09/2021 08:29 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo / PMI

Ações com públicos específicos proporcionaram uma troca entre os professores e profisionais da Cultura e os vistantes

Foi muito rica e participativa a semana da 15ª Primavera dos Museus em Ibiporã. A programação, realizada entre os dias 20/9 e 24/9, teve evento online (o Encontro Regional de Museus, pelo Google Meet) e visitas guiadas à Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, ao Museu do Café, Cine Teatro Padre José Zanelli e à Igreja Matriz, além de apresentações artísticas nos locais, a cargo da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT). Quase todas as atividades foram ao ar livre, em razão da pandemia, e as pessoas com o uso de máscara e álcool em gel em todos os lugares.

Recebemos alunos de uma escola municipal e de um colégio estadual, público jovem e adulto que gosta de cultura, arte e turismo, idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCI), professores da rede municipal e alunos dos vários cursos da SMCT.

Divididos em grupos, assistiram a oficinas de ballet, cerâmica e vídeos no espaço ao ar livre da Casa de Artes, tivemos duas apresentações teatrais – as peças “Galhofa Brasileira” e “Cadê a Mala” (esta na plataforma da Estação Ferroviária) e música ao vivo com os alunos e professores da Ceforma, no Museu do Café, além da exibição pública do documentário "Henrique de Aragão - um artista transcendente" (2021) na tela do cinema, dia 22/9.

"Foi uma semana intensa, mas muito proveitosa para a divulgação do potencial dos museus e espaços de memória de Ibiporã. Agradecimento a toda a equipe da Secretaria de Cultura, que se empenhou para receber da melhor forma os visitantes", afirmou o coordenador geral da programação, Jaime Kaster, da SMCT. Além dos museus já citados acima, a Prefeitura, por meio da SMCT, mantém outros dois abertos ao público: o Museu Histórico e de Artes (MHAI), e o Museu de Esculturas ao Ar Livre, um corredor de obras de arte espalhadas pelos espaços públicos da cidade.

A Primavera de Museus é promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) com o objetivo de divulgar as atividades, acervos e pesquisas das instituições culturais de todo o Brasil, em uma semana de intensa programação. Este ano foi norteada pelo tema "Museus: perdas e recomeços", convidando para a reflexão acerca da função e desafios do atual momento para museus e casas de memória.

15ª Primavera dos Museus em Ibiporã (20/9 a 24/9)

Coordenação geral: Jaime Kaster

Textos e divulgação: Jaime Kaster e Caroline Vicentini

Fotos e vídeos: Ailton de Jesus, Giovane Vinícius e Caroline Vicentini

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo / Prefeitura de Ibiporã

Apoio: Escola de Ballet, Curso de Cerâmica e Desenho, Ceforma e Curso de Teatro da SMCT

Locais: Museu do Café, Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e Cine Teatro Padre José Zanelli e Igreja Matriz.