Parceria entre Educação e Cultura e Turismo leva espetáculos a alunos da rede municipal

Publicado em: 28/09/2021 10:17 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

“Julimeu e Romileta” será uma das peças apresentadas no Cine Teatro. Divulgação/ Cia. EB de Teatro

'OUTUBRO EM CENA' com teatro para os alunos das escolas municipais aos finais de semana, no Cine Teatro

Outubro, o mês das crianças, será comemorado pela administração municipal de Ibiporã com espetáculos teatrais gratuitos para alunos da Rede Municipal de Ensino e o público em geral. Trata-se do projeto "OUTUBRO EM CENA", realizado em parceria pelas Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo de Ibiporã.

Em todos os finais de semana de outubro serão oferecidas apresentações aos alunos do 5º Ano, no Cine Teatro Padre José Zanelli, aos sábados e domingos, sempre com início às 16 horas. . Sobrando ingressos, poderão ser ofertados também aos alunos dos 4º anos. As montagens tem autoria e direção do professor Emerson Betiate.

➡O espetáculo “O Fantasminha Búúúh” será apresentado nos seguintes dias: 03/10 (domingo) 09/10 (sábado) 17/10 (domingo) 23/10 (sábado) 31/10 (domingo).

Já a peça “Julimeu e Romileta” será nos dias: 02/10 (sábado) 10/10 (domingo) 16/10 (sábado) 24/10 (domingo) e 30/10 (sábado). Todas as apresentações iniciarão às 16 horas.

Serão disponibilizados 200 ingressos para as escolas municipais e 50 para o público em geral por sessão de cada espetáculo, seguindo as normas de prevenção à Covid-19 (obrigatoriedade do uso de máscara, álcool 70% e distanciamento entre as pessoas).

Somente será permitida a entrada de crianças acompanhadas por um adulto.

Os ingressos para o público em geral já estão disponíveis para retirada na recepção da Secretaria de Cultura e Turismo (Av. Dom Pedro II, 368).

Mais informações: 3178-0393 (SECR. DE EDUCAÇÃO) 3178-0215/ 3178-0216 (CULTURA E TURISMO).

SOBRE OS ESPETÁCULOS

“O Fantasminha Bhúúú”

Inspirado no texto “Pluft”, de Maria Clara Machado, a peça conta a história de Búúúh, um fantasminha que mora com sua mãe e seu tio em um sótão de uma casa abandonada eu uma praia.

Sem amigos para brincar e conversar, Búúúh passa seus dias olhando a praia pela janela, ouvindo histórias de piratas e vasculhando o sótão à procura de novidades. Esse isolamento causa no fantasma um grande medo de novidades, do desconhecido e do que não é igual a ele.

Até o dia em que aparece “gente de verdade” no sótão e Búúúh é obrigado a enfrentar seus medos descobrindo o valor da amizade.

Geralmente tido como um sentimento vilão, por nos confrontar com algum tipo de perigo ou ameaça, o medo é importante no desenvolvimento de crianças e até mesmo na vida adulta. Cabe a ele, por exemplo, a função de sinalizar um perigo externo, palpável, possibilitando, com isso, a defesa.

Dirigido pelos professores do curso de Teatro da SMCT, Emerson Betiati e Vradson Castro, o espetáculo tem a participação especial dos alunos da SMCT.

Adaptação e direção: Emerson Betiati

Assistente de direção: Vradson Castro

Produção: Curso de Teatro da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã

Elenco:  Edgar Júnior, Júlia Aparecida Gouveia, Letícia Bai da Silva, Kerollen de Souza e Emerson Betiati

Duração: 35 min.

Classificação: livre

“JULIMEU E ROMILETA”

O que acontece quando uma trupe de palhaços resolve montar “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare? A resposta é muita confusão, alegria e diversão.

Durante 45 minutos, acompanhamos a saga de dois jovens apaixonados que precisam lutar contra o ódio e a intolerância que existe entre famílias Capuletos e Montequios.

“Julimeu e Romileta” é a mais nova montagem da Cia. EB de Teatro, um grupo de Ibiporã que representa a cidade em diversos festivais e eventos no Brasil e América Latina e que já conquistou mais de 47 prêmios em diversas áreas das artes cênicas.

A nova montagem da Cia. EB foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, de emergência ao setor cultural - Lei Federal nº 14.017/ 2020. Esta lei foi criada para socorrer profissionais e espaços culturais que foram obrigados a suspender suas atividades por conta das restrições provocadas pela covid-19.

Adaptação e direção: Emerson Betiati

Operação de som e luz: Vradson Castro