Homens atendidos pelo projeto “Mãos que Acolhem” participam das aulas de cerâmica/Giovane Vinicius/SMCT/PMI
Com o objetivo de atender novos públicos da cidade com atividades culturais nos seus espaços, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) está oferecendo desde a semana passada aulas de cerâmica com a professora Cida para homens atendidos pelo projeto “Mãos que Acolhem”, da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A atividade está acontecendo no espaço das aulas de artes (cerâmica e desenho) e promove a inclusão dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social ou situação de rua. Os participantes do projeto já assistiram a uma peça de teatro ao ar livre apresentada pela equipe da SMCT, com o objetivo de descentralizar as atividades da Secretaria para atender a públicos mais variados. A referida montagem – “A Filha Malcriada” – foi apresentada em escolas, ginásios de esporte e espaços comunitários.
Agora chegou a vez da cerâmica, uma atividade que, segundo a professora Cida, “desperta nas pessoas o interesse pela arte, além de ajudar na coordenação motora, criatividade, e na saúde mental dos alunos”. Apesar de também trabalhar com jovens, a maioria dos alunos do curso são da terceira idade. “Eu digo que a gente trabalha mais com arteterapia do que com a arte artística”, comenta ela.
INCRIÇÕES ABERTAS – A partir desta semana estão abertas as inscrições para novos alunos de cerâmica, adultos ou a terceira idade. Alguns que já serão despertados para se inscrever são idosos que integram o Centro de Convivência (CCI) e participarão de uma oficina de cerâmica amanhã (quarta, 22) com alunos e com a professora Cida. A atividade integra a programação de Ibiporã na 15ª Primavera de Museus, organizada pela área de museus da Secretaria de Cultura e Turismo.
Os horários para novos alunos são às segundas-feiras, das 9h às 11h, e às quartas e quintas-feiras à tarde. Os interessados devem ligar para 3178-0215 e 3178-0216 para verificar horários e a documentação necessária.